menulogo
Notícias Agora
user
Atualidade Sexta-feira, Agosto 8

Interior e norte do país serão as zonas mais afetadas pelas poeiras de África

Uma massa de ar proveniente do Norte de África está a transportar poeiras em suspensão para Portugal Continental, resultando numa fraca qualidade do ar e levando a Direção-Geral da Saúde (DGS) a emitir recomendações, especialmente para os grupos mais vulneráveis.
News ImageNews ImageNews Image

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um aviso sobre a chegada de uma massa de ar dos desertos do Norte de África a Portugal Continental a partir de quinta-feira, 7 de agosto. Este fenómeno transporta poeiras em suspensão, o que resultará numa "situação de fraca qualidade do ar" devido ao aumento da concentração de partículas inaláveis de origem natural (PM10), que têm efeitos na saúde humana.

Perante esta situação, a DGS recomenda cuidados redobrados, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios crónicos, como asma, ou doenças cardiovasculares.

Aconselha-se que estas pessoas permaneçam no interior de edifícios, de preferência com as janelas fechadas.

Para a população em geral, a recomendação é evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco como o fumo do tabaco.

Os doentes crónicos devem manter os seus tratamentos.

Em caso de agravamento dos sintomas, deve ser contactada a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou procurado um serviço de saúde.

A qualidade do ar pode ser consultada no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ou na aplicação QualAr.

A concentração das poeiras deverá intensificar-se entre sexta-feira, 8 de agosto, e domingo, dia 10. Inicialmente, afetará o interior Norte e Centro, mas durante o fim de semana irá espalhar-se por todo o território continental, com a maior concentração prevista para domingo.

O arquipélago da Madeira também será afetado de forma acentuada.

Este fenómeno ocorre em simultâneo com outros eventos meteorológicos.

Uma onda de calor mantém os distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda sob aviso laranja até sexta-feira, com temperaturas que podem atingir os 40/41 ºC.

Prevêem-se ainda "noites tropicais" nos dias 9, 10 e 11 de agosto em várias regiões.

Existe também a possibilidade de trovoadas dispersas no interior Norte e Centro na tarde de sexta-feira. Adicionalmente, o ciclone Dexter, no Atlântico, introduz incerteza na previsão das temperaturas para o fim de semana, embora não se espere que traga precipitação para Portugal.

Artigos

16

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close