
Interior e norte do país serão as zonas mais afetadas pelas poeiras de África



A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um aviso sobre a chegada de uma massa de ar dos desertos do Norte de África a Portugal Continental a partir de quinta-feira, 7 de agosto. Este fenómeno transporta poeiras em suspensão, o que resultará numa "situação de fraca qualidade do ar" devido ao aumento da concentração de partículas inaláveis de origem natural (PM10), que têm efeitos na saúde humana.
Perante esta situação, a DGS recomenda cuidados redobrados, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios crónicos, como asma, ou doenças cardiovasculares.
Aconselha-se que estas pessoas permaneçam no interior de edifícios, de preferência com as janelas fechadas.
Para a população em geral, a recomendação é evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco como o fumo do tabaco.
Os doentes crónicos devem manter os seus tratamentos.
Em caso de agravamento dos sintomas, deve ser contactada a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou procurado um serviço de saúde.
A qualidade do ar pode ser consultada no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ou na aplicação QualAr.
A concentração das poeiras deverá intensificar-se entre sexta-feira, 8 de agosto, e domingo, dia 10. Inicialmente, afetará o interior Norte e Centro, mas durante o fim de semana irá espalhar-se por todo o território continental, com a maior concentração prevista para domingo.
O arquipélago da Madeira também será afetado de forma acentuada.
Este fenómeno ocorre em simultâneo com outros eventos meteorológicos.
Uma onda de calor mantém os distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda sob aviso laranja até sexta-feira, com temperaturas que podem atingir os 40/41 ºC.
Prevêem-se ainda "noites tropicais" nos dias 9, 10 e 11 de agosto em várias regiões.
Existe também a possibilidade de trovoadas dispersas no interior Norte e Centro na tarde de sexta-feira. Adicionalmente, o ciclone Dexter, no Atlântico, introduz incerteza na previsão das temperaturas para o fim de semana, embora não se espere que traga precipitação para Portugal.
Artigos
16















Atualidade
Ver mais
Marinha inativa (mais) dois engenhos explosivos em praias de Grândola
Os engenhos explosivos "terão sido arrastados pelo mar e encontrados na Praia da Malha Costa e da Comporta, em Grândola", no distrito de Setúbal, nas noites de quarta e quinta-feira.

Preventiva para 5 carteiristas que atuavam com "sofisticação" em Belém
Um grupo de cinco pessoas, três delas que tinham "acabado de chegar a Lisboa", ficou em prisão preventiva depois de ser apanhado a emboscar uma turista na Praça do Império. em Lisboa. Na mesma zona, foi apanhada uma dupla de carteiristas há três semanas.

Mulher que matou sogros já tinha tentado envenenar o ex-marido três vezes
Erin Patterson foi acusada de três crimes de homicídio qualificado e um crime de tentativa de homicídio. Antes disso, o marido alega que esta o tentou matar numa série de incidentes que aconteceram entre 2021 e 2023.

Trio detido em perseguição na 25 de Abril vai ser julgado por assaltos
Quatro homens vão ser julgados pela alegada prática de dois assaltos a ourivesarias em Fátima, num caso em que três deles foram detidos após perseguição policial que obrigou ao encerramento do trânsito na Ponte 25 de Abril.