menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Poeta Angolana Ana Paula Tavares Vence Prémio Camões 2025

A poeta e historiadora angolana Ana Paula Tavares foi distinguida com o Prémio Camões 2025, o mais prestigiado galardão literário da língua portuguesa, em reconhecimento da sua vasta e coerente obra.
News ImageNews ImageNews Image

A poeta e historiadora angolana Ana Paula Tavares, autora de uma vasta obra literária em prosa, poesia e textos científicos, foi anunciada como a vencedora do Prémio Camões 2025.

A comunicação oficial foi realizada esta quarta-feira pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), que tornou pública a decisão do júri.

Na sua fundamentação, o júri destacou a “fecunda e coerente trajetória de criação estética” da autora.

Segundo o comunicado divulgado, a atribuição do prémio deve-se, “em especial, o seu resgate de dignidade da Poesia”.

Esta distinção celebra não só a qualidade da sua produção literária, mas também o seu contributo significativo para a valorização da expressão poética no espaço lusófono.

O júri sublinhou ainda que a obra de Ana Paula Tavares adquire uma “relevante dimensão antropológica em perspetiva histórica”.

Esta característica, segundo os jurados, emerge da combinação do seu “lirismo sem concessões evasivas” com os “livres compromissos da produção em crónica e em ficção narrativa”.

Desta forma, o galardão reconhece um trabalho que transcende o campo estritamente literário, dialogando com a história e a cultura através de uma voz poética e narrativa de grande profundidade.

Artigos

6

Cultura e Entretenimento

Ver mais
categoryVer categoria completa