
Polícia afasta manifestantes com gás lacrimogéneo em frente à sede de partido da oposição na Turquia



A tensão política aumentou em Istambul depois de a polícia ter cercado a sede do principal partido da oposição da Turquia, o Partido Republicano do Povo (CHP), e ter recorrido a gás pimenta para dispersar apoiantes e membros do partido que protestavam no local. As autoridades bloquearam o acesso à zona desde domingo à tarde, em resposta a dezenas de membros do CHP que se entrincheiraram no edifício para impedir a sua tomada de controlo. A intervenção policial surge na sequência de uma decisão de um tribunal turco que destituiu o líder do CHP em Istambul, Ozgur Çelik.
O tribunal nomeou o ex-deputado Gursel Tekin como substituto provisório, citando alegadas irregularidades ocorridas no congresso do partido em 2023.
Tekin afirmou à imprensa local que faria tudo ao seu alcance para resolver os "problemas legais" da formação política.
O partido da oposição considera esta ação uma manobra política e acusa as autoridades turcas, lideradas pelo Presidente Recep Tayyip Erdogan, de utilizarem o sistema judicial como um instrumento de pressão. O CHP aponta este caso como parte de uma suposta "caça às bruxas", mencionando também a detenção em abril do presidente da Câmara de Istambul, Ekrem Imamoglu, uma das principais figuras da oposição, por alegada corrupção.
Perante os acontecimentos, o ministro da Justiça turco, Yilmaz Tunc, apelou nas redes sociais para que se evitassem mobilizações que pudessem causar "tensão e distúrbios", sublinhando que "respeitar as decisões judiciais é obrigatório para todos" e que se deve aguardar "pacientemente" pelo fim do processo judicial.
Artigos
5




Mundo
Ver mais
Mortágua pede reação da comunidade internacional ao ataque à flotilha
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, pediu hoje uma reação da comunidade internacional ao ataque ao barco de bandeira portuguesa que integra a flotilha humanitária, sublinhando que nenhuma tentativa de intimidação será bem sucedida.

México: N.º de mortos em colisão entre comboio e autocarro sobe para 10
Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 55 ficaram feridas, na madrugada de ontem, após uma colisão entre um comboio e um autocarro de dois andares em Atlacomulco, a noroeste da Cidade do México.

Terremoto de magnitude 5,4 sentido em Atenas atinge ilha grega de Eubeia
Um terremoto de magnitude 5,4 atingiu na última noite a ilha grega de Eubeia e foi fortemente sentido na capital da Grécia, anunciou o Instituto de Geodinâmica do Observatório Nacional de Atenas.

Forças ucranianas abatem 60 drones russos e 23 atingem 10 locais do país
A Rússia lançou 83 drones de longo alcance contra a Ucrânia desde a tarde de segunda-feira, dos quais 60 foram abatidos pelas defesas ucranianas e 23 atingiram 10 locais diferentes do território ucraniano, divulgou hoje a Força Aérea ucraniana.