menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Livre da Prisão, Preso pela Imigração: A Dupla Luta de um Homem Inocentado Após 43 Anos

Após 43 anos de prisão por um crime que não cometeu, um imigrante indiano nos Estados Unidos foi finalmente inocentado, apenas para ser detido pelas autoridades de imigração no momento da sua libertação, enfrentando agora a ameaça de deportação.
News ImageNews ImageNews Image

Subramanyam Vedam, um imigrante de origem indiana de 64 anos, viu a sua esperada liberdade ser abruptamente interrompida pelas autoridades de imigração dos EUA. Depois de cumprir 43 anos de prisão por um homicídio que não cometeu, Vedam foi detido pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) no dia 3 de outubro, precisamente quando deveria ser libertado, devido a uma ordem de deportação emitida em 1999. Vedam chegou legalmente aos Estados Unidos com apenas nove meses de idade.

Em 1980, foi condenado pelo assassinato do seu amigo, Thomas Kinser, e sentenciado a prisão perpétua.

Contudo, em agosto deste ano, um juiz anulou a sua condenação após a apresentação de novas provas balísticas que o ilibaram, as quais tinham sido ocultadas pelos procuradores da acusação original.

Quando a sua irmã se preparava para o levar para casa, agentes federais detiveram-no.

A base para a sua possível deportação remonta a acusações de posse e venda de LSD nos anos 80, que Vedam não contestou na altura. Agora, a sua equipa de advogados enfrenta uma batalha judicial para convencer o tribunal de imigração de que as quatro décadas de encarceramento injusto devem sobrepor-se a essas antigas condenações por drogas. Os advogados argumentam que o seu comportamento exemplar na prisão, onde obteve várias licenciaturas e foi tutor de outros reclusos, demonstra o seu caráter.

Este caso ocorre no contexto das políticas de imigração mais rigorosas da administração de Donald Trump, que priorizou a detenção de migrantes indocumentados e prometeu uma "deportação em massa".

Enquanto a decisão não é tomada, Subramanyam Vedam, que deveria estar a gozar da sua recém-adquirida liberdade, permanece detido numa instalação do ICE no centro da Pensilvânia, lutando para permanecer no único país que conheceu.

Artigos

7