Ponta Delgada inicia o seu ano como Capital Portuguesa da Cultura a 29 de janeiro



Ponta Delgada dará início oficial ao seu ano como Capital Portuguesa da Cultura a 29 de janeiro de 2026, sucedendo a Aveiro (2024) e Braga (2025).
O evento inaugural será o espetáculo “Deixa Passar a Vida”, que terá lugar no Coliseu Micaelense.
Estão previstas duas sessões para o dia de abertura: uma de caráter institucional às 11h00 locais (12h00 em Lisboa) e outra aberta ao público, com acesso gratuito mediante levantamento prévio de bilhetes, às 19h00 locais.
Com direção artística de António Pedro Lopes, a produção inspira-se no poema “Ode à Paz” da escritora Natália Correia.
O objetivo é proporcionar uma “verdadeira imersão cultural”, transformando o Coliseu num “espaço circular do coletivo” que reunirá artistas, coletivos e habitantes da ilha de várias idades.
O projeto Ponta Delgada 2026 — Capital Portuguesa da Cultura tem como comissária Katia Guerreiro.
A apresentação pública da programação completa para o primeiro trimestre do ano está agendada para 27 de janeiro, também no Coliseu Micaelense. A iniciativa da Capital Portuguesa da Cultura foi criada pelo então ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, em dezembro de 2022, para distinguir as cidades finalistas não escolhidas para Capital Europeia da Cultura, título que Évora celebrará um ano depois de Ponta Delgada. O projeto para 2026 conta com um financiamento global de 5,3 milhões de euros. Este valor é assegurado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada (três milhões de euros), pelo Governo Regional dos Açores (um milhão de euros), pelo Ministério da Cultura (650 mil euros) e pelo Turismo de Portugal (650 mil euros), conforme o protocolo de cooperação assinado a 18 de outubro do ano anterior.






