menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Ponta Delgada inicia o seu ano como Capital Portuguesa da Cultura a 29 de janeiro

A cidade de Ponta Delgada, nos Açores, prepara-se para inaugurar o seu ano como Capital Portuguesa da Cultura 2026. O arranque oficial das festividades está marcado para 29 de janeiro com um espetáculo imersivo no Coliseu Micaelense.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Ponta Delgada dará início oficial ao seu ano como Capital Portuguesa da Cultura a 29 de janeiro de 2026, sucedendo a Aveiro (2024) e Braga (2025).

O evento inaugural será o espetáculo “Deixa Passar a Vida”, que terá lugar no Coliseu Micaelense.

Estão previstas duas sessões para o dia de abertura: uma de caráter institucional às 11h00 locais (12h00 em Lisboa) e outra aberta ao público, com acesso gratuito mediante levantamento prévio de bilhetes, às 19h00 locais.

Com direção artística de António Pedro Lopes, a produção inspira-se no poema “Ode à Paz” da escritora Natália Correia.

O objetivo é proporcionar uma “verdadeira imersão cultural”, transformando o Coliseu num “espaço circular do coletivo” que reunirá artistas, coletivos e habitantes da ilha de várias idades.

O projeto Ponta Delgada 2026 — Capital Portuguesa da Cultura tem como comissária Katia Guerreiro.

A apresentação pública da programação completa para o primeiro trimestre do ano está agendada para 27 de janeiro, também no Coliseu Micaelense. A iniciativa da Capital Portuguesa da Cultura foi criada pelo então ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, em dezembro de 2022, para distinguir as cidades finalistas não escolhidas para Capital Europeia da Cultura, título que Évora celebrará um ano depois de Ponta Delgada. O projeto para 2026 conta com um financiamento global de 5,3 milhões de euros. Este valor é assegurado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada (três milhões de euros), pelo Governo Regional dos Açores (um milhão de euros), pelo Ministério da Cultura (650 mil euros) e pelo Turismo de Portugal (650 mil euros), conforme o protocolo de cooperação assinado a 18 de outubro do ano anterior.

Artigos

6
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones