menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Esperança Renasce das Cinzas: Comunidade Lidera Reflorestação da Serra Amarela

Uma iniciativa comunitária vai mobilizar mais de uma centena de voluntários para plantar mais de mil árvores na Serra Amarela, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma área severamente afetada por um incêndio no verão.
News ImageNews ImageNews Image

A ação de reflorestação, que decorrerá no sábado, é organizada pela Associação Cultural Recreativa Desportiva de Entre Ambos-os-Rios e contará com a participação de mais de 100 voluntários. O objetivo é plantar entre 1.300 e 1.500 árvores autóctones nas aldeias de Lourido e Sobredo, em Ponte da Barca, as mais atingidas pelo fogo. A Câmara Municipal de Ponte da Barca apoia a iniciativa com o fornecimento de mil árvores, enquanto as restantes são doadas por particulares com viveiros.

Esta mobilização surge em resposta ao incêndio que deflagrou na noite de 26 de julho e que demorou 12 dias a ser extinto.

Segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), as chamas consumiram um total de 7.550 hectares, dos quais 5.786 se localizavam dentro dos limites do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). A ideia partiu dos organizadores do evento anual "Trilhos Ocultos".

Perante a paisagem enegrecida da Serra Amarela, a associação decidiu substituir as habituais atividades desportivas, como ‘trails’ e caminhadas, por uma ação de reflorestação. Afonso Graçoeiro, presidente da associação, sublinhou que o objetivo é "unir as pessoas em torno da natureza" e "celebrar a força da comunidade", afirmando que "quando a comunidade se junta, a vida volta a nascer".

Esta plantação é descrita como a "primeira de várias ações" futuras. Nos planos está a criação de um viveiro para sementes de espécies autóctones e a implementação de faixas de proteção contra incêndios. A iniciativa de voluntariado complementa outras medidas, como a sementeira de pasto realizada em outubro pela Câmara de Ponte da Barca, com recurso a ‘drones’, para acelerar a regeneração do solo e garantir alimento para os animais. O dia de trabalho voluntário terminará com um momento de convívio, que inclui magusto, caldo verde, jogos tradicionais e música ao vivo.

Artigos

10
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones