menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

A Expansão do Domínio Armado: Quatro Milhões de Pessoas Vivem Sob Controlo de Grupos Criminosos no Rio de Janeiro

Um estudo recente revela um crescimento alarmante no domínio de grupos armados no Rio de Janeiro, onde já quatro milhões de pessoas, mais de um terço da população da cidade, vivem sob o seu controlo.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Pelo menos quatro milhões de habitantes do Rio de Janeiro, correspondendo a 34,9% da população da cidade, residem atualmente em áreas controladas por grupos armados. Este número reflete um aumento de 59,4% na área dominada por estas organizações criminosas desde 2007, que agora equivale a 18,1% da superfície urbana habitada.

A informação consta de um estudo divulgado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em conjunto com a organização não governamental Fogo Cruzado. A área metropolitana do Rio de Janeiro, com sete milhões de habitantes, é uma das mais violentas do Brasil, palco de confrontos constantes entre fações rivais de traficantes, milícias e as forças policiais, que disputam o controlo de territórios. Um exemplo da violência extrema foi uma operação policial recente no conjunto de favelas de Penha e Alemão, que resultou na morte de 122 pessoas, incluindo cinco polícias, tornando-se a mais letal registada no país.

O estudo identifica dois ciclos principais na expansão destes grupos.

Num primeiro momento, verificou-se um forte crescimento das milícias, grupos formados por polícias e ex-polícias que, sob o pretexto de combater o narcotráfico, passaram a controlar serviços como transporte clandestino, venda de gás e sinais piratas de internet e televisão. Numa segunda fase, mais recente, assistiu-se a um avanço significativo das organizações de traficantes de droga, com destaque para o Comando Vermelho, que tem vindo a conquistar territórios de grupos rivais. Em 2024, as milícias dominavam a maior extensão territorial, com 201 quilómetros quadrados, o que representa 49,4% de toda a área controlada por grupos armados. No entanto, o Comando Vermelho, apesar de atuar numa área menor, detinha o controlo sobre um maior número de pessoas: cerca de 1,6 milhões de habitantes, ou 47,2% da população total a viver nestas zonas.

Nos últimos anos, esta fação criminosa conquistou territórios estratégicos que pertenciam ao seu rival Amigos dos Amigos (ADA), como as favelas da Rocinha e do Vidigal.

Artigos

4
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones