menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Do Litoral ao Interior: Portugal Sob um Mosaico de Avisos Meteorológicos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu uma série de avisos meteorológicos para Portugal continental, prevendo chuva forte, agitação marítima intensa e queda de neve, o que levou a Direção-Geral da Saúde (DGS) a divulgar recomendações para a população se proteger do frio.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Os distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo estão sob aviso amarelo esta segunda-feira, entre as 18h00 e as 21h00, devido à previsão de precipitação por vezes forte.

A situação meteorológica agrava-se a partir de terça-feira, com a emissão de avisos relativos à agitação marítima e à queda de neve. Sete distritos — Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga — estarão sob aviso laranja entre as 18h00 de terça-feira e as 15h00 de quarta-feira. A previsão aponta para forte agitação marítima, com ondas de noroeste que podem atingir entre cinco a seis metros de altura significativa e uma altura máxima de 11 metros. Adicionalmente, toda a costa de Portugal continental estará sob aviso amarelo a partir das 12h00 de terça-feira até às 03h00 de quarta-feira, com ondas de noroeste de quatro a cinco metros. No interior, os distritos da Guarda e de Castelo Branco estarão sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve entre as 00h00 de terça-feira e as 00h00 de quarta-feira. O IPMA prevê acumulação de neve acima dos 1.600 metros, que poderá atingir 10 cm na Torre, alertando para possíveis perturbações como o condicionamento de vias, danos em estruturas e prejuízos nos abastecimentos locais.

Perante a previsão de tempo frio, a Direção-Geral da Saúde recomendou medidas preventivas à população.

A DGS aconselha a evitar a exposição prolongada ao frio, a vestir várias camadas de roupa, a manter-se ativo dentro de casa e a consumir bebidas quentes e sopas, evitando o álcool.

É dada especial atenção aos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas, trabalhadores ao ar livre e pessoas em situação de isolamento ou sem-abrigo.

Artigos

20
Ver mais▼
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones