Dragagens de Manutenção no Porto de Aveiro



A Administração do Porto de Aveiro anunciou o recomeço dos trabalhos de dragagem de manutenção do canal principal de acesso ao porto. A intervenção, integrada no plano de manutenção, representa um investimento de 280 mil euros e prevê-se que esteja concluída no prazo máximo de um mês, sendo executada pela empresa Rohde Nielsen A/S.
O objetivo principal é garantir as condições normais de segurança para a navegação, refletindo simultaneamente o compromisso da administração portuária com a sustentabilidade e a proteção do litoral.
Um aspeto central desta operação é a sua vertente ambiental, desenvolvida em estreita colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Os sedimentos dragados, com um volume máximo estimado de 135 mil metros cúbicos, estão a ser depositados a sul do primeiro esporão da Barra/Costa Nova.
Este material será utilizado para reforçar o cordão dunar através de "repulsão direta por tubagem na praia emersa", um método que se distingue por ter um impacto mais direto e imediato na recuperação e estabilização dunar, em comparação com a imersão ao largo da costa.
Paralelamente a esta intervenção principal, decorrem também trabalhos de dragagem no Porto de Pesca do Largo e na doca de recreio do Jardim Oudinot. Estas ações secundárias visam melhorar as condições de navegabilidade e segurança para as empresas de pesca e para as atividades náuticas de recreio que utilizam essas áreas.
Esta iniciativa insere-se numa estratégia contínua de defesa da orla costeira.
Nos últimos anos, o Porto de Aveiro já contribuiu com um volume médio anual de 500 mil metros cúbicos de sedimentos para o reforço do cordão dunar.
A cooperação com a APA tem sido fundamental para assegurar que as dragagens não só garantem a segurança portuária, mas também aumentam a resiliência do território face à dinâmica do litoral e aos desafios climáticos.
Artigos
6Local
Ver mais
Uma cadela de 15 anos foi atacada de forma violenta por um cão arraçado de Pit Bull, na noite de domingo, dia 2, na zona de Alapraia, Estoril. O ataque aconteceu por volta das 21:30, quando o animal passeava com a sua dona. João Pedro Loureiro, dono da cadela atacada, recorreu ao Facebook para pedir […] O conteúdo CADELA SOFRE ATAQUE BRUTAL EM CASCAIS: DONO DO CÃO AGRESSOR FUGIU aparece primeiro em 24Horas.

A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou, na sessão de abertura do Summit Go4Travel 2025, a evolução “extraordinária” e a “crescente qualificação” do destino Açores, adiantou hoje o executivo regional em comunicado. Segundo a governante, citada na nota, a região “vive hoje uma onda positiva e inigualável de desenvolvimento turístico, sustentada […] O conteúdo Berta Cabral destaca evolução do turismo na região aparece primeiro em jornalacores9.pt.

A cerimónia de entrega dos prémios do Sabores de Almada 2025, aconteceu na passada Quinta-Feira, 6 de Novembro, no Solar O conteúdo Já são conhecidos restaurantes vencedores do “Sabores de Almada” 2025 aparece primeiro em Almada online.

É já durante o mês de novembro que as freguesias de Argoncilhe, Canedo, Vale, Vila Maior e Paços de Brandão, no concelho de Santa Maria da Feira, em Aveiro, irão receber os técnicos que estão a realizar um estudo pioneiro para avaliar a prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) em Portugal, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. O projeto, que contará com uma amostra de cerca de 9000 participantes, pretende determinar o impacto da DPOC no nosso país, avaliar a gravidade da doença e identificar quantas pessoas apresentam fatores de risco para o seu desenvolvimento, com a particularidade […] O conteúdo Santa Maria da Feira é o primeiro concelho de Aveiro a participar no estudo nacional de prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica aparece primeiro em Notícias do Centro.


