Novos Estudos Revelam a Realidade da 'Doença dos Pezinhos' em Portugal, o País com Maior Prevalência Mundial



Portugal detém a maior prevalência de paramiloidose, vulgarmente conhecida como 'Doença dos Pezinhos', a nível mundial, com um total de 2000 portadores da mutação genética responsável.
Esta realidade foi detalhada através de dois estudos, Cardinal e Lantern, apresentados num encontro em Vila do Conde que assinala os 20 anos da morte do neurologista Corino Andrade, que identificou a doença pela primeira vez.
O evento foi organizado pela Associação Portuguesa de Paramiloidose (APP) em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.
O estudo Cardinal, focado na distribuição da doença, revela que um quarto de todos os casos se concentra no distrito do Porto (quase 600 pessoas), seguido por Braga (perto de 500) e Aveiro (200). Segundo Carlos Figueiras, presidente da APP, estes dados confirmam a elevada incidência no norte do país, onde muitas famílias convivem com a doença há gerações, mas também identificam casos dispersos que necessitam de acompanhamento.
O estudo indica ainda que cerca de 35% dos portadores da mutação são assintomáticos. Complementarmente, o estudo Lantern avaliou a qualidade de vida e as necessidades dos doentes, concluindo que 38,4% estão reformados por invalidez e que 61,2% não recebem apoio suficiente para as suas necessidades diárias. Sendo uma doença hereditária, com 50% de probabilidade de transmissão de um progenitor para um filho, o estudo mostra que a patologia condicionou a decisão de ter filhos em 49,6% dos inquiridos. Os sintomas iniciais incluem formigueiro, dores e perda de sensibilidade nos pés e mãos, progredindo para problemas digestivos, perda de peso e disfunção urinária, entre outros.
Em resposta a estes dados, foi lançada a campanha 'Pé Ante Pé'.
Promovida pela APP, pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia e pela Sociedade Portuguesa de Estudo das Doenças Neuromusculares, com o apoio da AstraZeneca, a iniciativa visa aumentar a consciencialização, promover o diagnóstico precoce e reforçar o papel das famílias no acompanhamento da doença.
Artigos
19Atualidade
Ver mais
As alegadas agressões foram registadas por câmaras de videovigilância e ocorreram em fevereiro Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Ministério Público acusa dois polícias de agredirem arguido dentro do tribunal de Almada

O evento de lançamento do livro integrou a programação das atividades da Rede que antecederam a COP 30 e celebraram a presença da Igreja junto aos povos e territórios amazônicos. Leia tudo

O pai, em tom de autoridade, grita: “Eu sou o adulto, eu mando e tu fazes o que eu mando.” Acredita que ensina respeito, mas mostra que o amor tem condições. A professora, sem conseguir inspirar, obriga os alunos a copiar cinquenta vezes: “Vou respeitar as regras da sala de aula.” Julga ensinar disciplina, mas treina obediência. Ainda confundimos educação com controlo e respeito com medo. Herdámos um modelo em que mandar parecia ensinar e obedecer era sinónimo de boa educação. Conteúdo Reservado

Ferido foi encontrado caído junto a uma parede, a esvair-se em sangue.






