Sorteios da UEFA definem caminho de Portugal nos Europeus de sub-19 e sub-17



No que diz respeito ao apuramento para o Europeu de sub-19 de 2026, a seleção nacional vai defrontar a Polónia, a Inglaterra e a Sérvia. A equipa, que venceu o seu grupo na primeira fase, foi integrada no Grupo 2 da ronda de elite.
Esta fase decisiva está agendada para março, em local ainda por definir.
Apenas os vencedores dos sete grupos se juntarão ao país anfitrião, o País de Gales, na fase final do torneio, que decorrerá entre 28 de junho e 11 de julho. Para a campanha de qualificação para o Europeu de sub-19 de 2027, que se realizará na Chéquia, Portugal ficou no Grupo A6 da Liga A.
Os adversários serão a Sérvia, a Grécia e o Cazaquistão.
Esta fase de qualificação, que estreia um novo modelo com três rondas, decorrerá na primavera de 2026, entre 23 e 31 de março, também em local a designar. Para seguir em frente na luta pelo apuramento e evitar a despromoção para a Liga B, a seleção portuguesa precisa de terminar num dos três primeiros lugares do grupo.
No escalão de sub-17, Portugal também conheceu o seu destino. Para o Europeu de 2026, cuja fase final será na Estónia entre 25 de maio e 7 de junho, a equipa das 'quinas' está no Grupo 2 da segunda ronda de qualificação, juntamente com Itália, Roménia e Islândia, onde apenas o vencedor do grupo garante a passagem. Relativamente ao Europeu de 2027, a seleção portuguesa, atual campeã europeia e mundial do escalão, foi sorteada para a ronda 1 da Liga A, onde enfrentará as congéneres da Sérvia, Bulgária e Andorra.
A fase final deste torneio será na Letónia.























