menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Sobrevalorização da Habitação em Portugal

Um relatório da Comissão Europeia revela que Portugal lidera a lista de países da União Europeia com os preços da habitação mais sobrevalorizados, destacando um cenário de crescente dificuldade no acesso à casa própria.
News ImageNews ImageNews Image

De acordo com um relatório da Comissão Europeia, Portugal é o país da União Europeia (UE) com os preços da habitação mais sobrevalorizados, estimando-se que o valor de venda das casas seja 35% superior ao seu valor real. Esta é a sobrevalorização média mais acentuada da UE, sendo Portugal o único Estado-membro onde este indicador aumentou de forma significativa em 2024.

Em contraste, noutros países como o Luxemburgo, Países Baixos e Áustria, a sobrevalorização situa-se entre 10% e 20% e tem vindo a diminuir.

A escalada de preços na última década foi notória, com um aumento nominal superior a 200% entre 2014 e 2024, muito acima da média de 50% na UE. Também os preços reais, ajustados à inflação, cresceram acima de 50%, colocando o rácio entre os preços das casas e os rendimentos das famílias mais de 20% acima dos níveis de há uma década.

O relatório identifica um desequilíbrio entre a procura e a oferta como a principal causa.

Do lado da procura, o turismo é apontado como o fator com o “impacto mais forte nos preços das habitações” em Portugal em toda a UE.

A retoma das transações imobiliárias, impulsionada por apoios a jovens, também contribui para a pressão.

Pelo lado da oferta, a colocação de novas casas no mercado é dificultada por barreiras regulamentares, aumento dos custos de construção e dos terrenos, e escassez de mão de obra. Embora Portugal seja uma exceção na emissão de licenças de construção, o tempo de processamento é um dos mais longos da Europa, podendo atingir 31 semanas. Esta conjuntura agrava o acesso à habitação, com a taxa de esforço das famílias a ser das mais elevadas da Europa. Em Lisboa, o esforço para arrendar casa já é superior ao de Paris, e a capital portuguesa é a segunda na UE com as rendas mais altas em zonas privilegiadas.

Artigos

19
Ver mais▼

Economia

Ver mais
News Image
76% dos portugueses mudaram os seus hábitos de consumo devido à inflação

A inflação está a moldar os hábitos de compra dos portugueses, com efeitos particularmente visíveis entre os mais jovens. De acordo com o mais recente estudo da Too Good To Go, 76% dos consumidores em Portugal já alteraram os seus hábitos de compra devido à subida dos preços dos alimentos. Entre os jovens de 18 […] O conteúdo 76% dos portugueses mudaram os seus hábitos de consumo devido à inflação aparece primeiro em Grande Consumo.

Source LogoGrande Consumo
categoryVer categoria completa