
Movimentos Estratégicos no Setor Tecnológico em Portugal e na Europa



A consultora de tecnologias e negócios CGI finalizou a aquisição da Apside, uma empresa de serviços digitais e de engenharia. A operação visa reforçar a posição da CGI em vários mercados europeus, incluindo Portugal, onde a equipa local será reforçada com cerca de 40 novos profissionais, de um total de mais de 2.500 que transitam da Apside. Esta integração permitirá à CGI enriquecer a sua oferta em áreas tecnológicas emergentes como dados, inteligência artificial, cloud e cibersegurança, e ampliar a sua capacidade de apoiar clientes em processos de transformação complexos.
Para a operação portuguesa, a aquisição representa um passo estratégico para o reforço da presença local e expansão de operações. Em paralelo, a gigante tecnológica alemã SAP anunciou um investimento superior a 20 mil milhões de euros para os próximos dez anos, com o objetivo de reforçar a resiliência e soberania digital da Europa. A estratégia centra-se na expansão da sua oferta SAP Sovereign Cloud, que permitirá a organizações, especialmente do setor público e de indústrias reguladas, adotar inovações em cloud e IA em conformidade com as leis europeias, como o RGPD.
A SAP pretende assim garantir que os clientes mantêm o controlo sobre os seus dados, posicionando-se como um parceiro fundamental para a autonomia digital europeia.
Outras empresas, como a Accenture, também confirmaram o foco neste mercado de IA soberana.
O dinamismo do setor tecnológico reflete-se ainda na organização de vários eventos em Portugal. Em outubro, o Portugal Digital Summit 2025 reunirá em Lisboa mais de 35 empresas nacionais e internacionais para debater o impacto da Inteligência Artificial na economia. Já em setembro, o Canada-Portugal Digital Innovation Day, no Estoril, procurará fomentar a colaboração em Investigação e Desenvolvimento entre empresas dos dois países.
Adicionalmente, foi lançado em Lisboa o prémio "Digital With Purpose Startup Global Award", no valor de 30 mil euros, para premiar soluções digitais com impacto positivo na sustentabilidade.
Artigos
9








Economia
Ver mais
Prazos já a contar. Eis todas as etapas até à privatização da TAP em 2026
Os prazos previstos no caderno de encargos para a privatização da TAP, publicado em Diário da República, começaram hoje a contar, num processo com a duração prevista de um ano e que vai decorrer em várias etapas.

Governo "não abre nem fecha a porta" a rever trajetória do salário mínimo
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social afirmou hoje que o Governo "não abre nem fecha a porta" a rever a trajetória do salário mínimo nacional, que estipula que a retribuição mínima garantida suba para 920 euros em 2026.

Governo "não abre nem fecha a porta" a revisão da trajetória do salário mínimo
Acordo entre Governo, quatro confederações empresariais e UGT aponta que o salário mínimo nacional aumente dos atuais 870 euros para 920 euros em 2026

Nova política da Zalando castiga clientes que “exageram” nas devoluções
A Zalando, gigante alemã do retalho online de moda, implementou novas medidas para travar o número elevado de devoluções, uma prática que representa custos elevados e impactos ambientais para o setor.