Portugal como Ponte na COP30: Facilitador de Negociações em Busca de Resultados Climáticos Concretos



A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou que Portugal está disponível para facilitar as negociações entre os diferentes blocos de países na COP30, a cimeira da ONU sobre o clima que se realizará em Belém, no Brasil.
A declaração foi feita esta quarta-feira durante a iniciativa "Get2COP30 -- Rumo à Amazónia", organizada pela embaixada do Brasil em Lisboa.
O governo português irá à cimeira, que decorre de 10 a 21 de novembro, com a expectativa de que sejam alcançados "resultados muito concretos", particularmente nas áreas de mitigação e adaptação às alterações climáticas. Maria da Graça Carvalho sublinhou a importância de o Brasil dar ênfase ao conceito de "transição justa", um ponto que considera central para a cooperação internacional. Neste contexto, a ministra mencionou iniciativas nacionais como a conversão de dívida de Cabo Verde em projetos de desenvolvimento sustentável, afirmando que Portugal pretende "reforçar a cooperação em torno de objetivos comuns". Esta iniciativa pode contribuir com até 3% para a redução de emissões de Portugal.
Na cerimónia, o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Silva, destacou que a COP30 será a primeira realizada num país lusófono, representando uma "oportunidade única" para a comunidade lusófona apresentar as suas ações concretas na luta climática. O embaixador expressou o desejo de que o evento se torne "um verdadeiro marco na luta contra as alterações climáticas".
A cimeira principal será antecedida por uma cimeira de líderes nos dias 6 e 7 de novembro.
Artigos
5Política
Ver mais
O presidente reeleito da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão (PS), prometeu hoje "coragem e defesa intransigente do concelho", assegurando que a habitação continuará a ser uma prioridade, com mais investimento, rigor e justiça social.

Secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, presente na tomada de posse dos eleitos para a Assembleia e Câmara Municipal de Loures.

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) realiza hoje de manhã um plenário no aeroporto de Lisboa para denunciar "a falta de condições" dos polícias, que estão "totalmente exaustos e desmotivados".

O presidente reeleito da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão (PS), prometeu hoje "coragem e defesa intransigente do concelho", assegurando que a habitação continuará a ser uma prioridade, com mais investimento, rigor e justiça social.





