
Portugal dos Pequenitos aposta nos países lusófonos atenuando matriz imperial



O Portugal dos Pequenitos, o icónico parque temático situado em Coimbra, está a passar por uma significativa reinterpretação do seu propósito original. Inaugurado em 1940, o espaço foi concebido por Bissaya Barreto (1886-1974) na margem esquerda do rio Mondego com a clara intenção de exaltar o então vigente império colonial português, refletindo a ideologia da época através das suas representações em miniatura.
Numa tentativa de se adaptar aos tempos modernos e atenuar a sua matriz imperialista, a gestão do parque tem vindo a apostar numa nova narrativa focada na comunidade de países de língua portuguesa. Esta mudança de paradigma é materializada através da disponibilização de um 'passaporte lúdico' aos seus visitantes. Este passaporte funciona como um convite para uma viagem simbólica entre os pavilhões que agora representam os diversos países lusófonos, substituindo a antiga visão de domínio colonial por uma de parceria e cultura partilhada.
Apesar desta evolução conceptual, o Portugal dos Pequenitos, que celebra 85 anos de existência, não apagou por completo as suas origens. Símbolos historicamente ligados à saga dos Descobrimentos portugueses, que tiveram o seu início no século XV, como a esfera armilar e a cruz de Cristo, permanecem visíveis entre os adornos arquitetónicos do parque. Desta forma, o espaço procura criar um diálogo entre o seu passado histórico, indissociável da sua fundação, e a sua nova missão de representar a lusofonia de uma forma mais equitativa e contemporânea.
Artigos
7






Desporto
Ver mais
Já são conhecidas as datas e horas dos jogos da 2.ª jornada da I Liga
Liga Portugal lançou em comunicado os horários da 2.ª jornada da competição nacional a uma semana da realização da mesma.

Yamal e Lewandowski castigados por 'fugirem' ao Controlo Antidoping
Avançados do Barcelona terão de pagar 5000 mil euros cada por comportamento indevido no final do jogo com o Inter, para a segunda mão da meia-final da Liga dos Campeões na época passada. Hansi Flick vai pagar 20 mil euros por conduta indecente, assim como o seu técnico-adjunto.

PSP reforça apelo para que se evite pirotecnia em eventos desportivos
Os perigos da utilização irregular de artefactos pirotécnicos voltaram hoje a ser advertidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que espera comportamentos responsáveis e respeitadores do público em eventos desportivos na temporada 2025/26.

Farioli deixa médio fora da lista de inscritos do FC Porto para a I Liga
Ivan Jaime não entra nas contas do técnico italiano para 2025/26. Saída do médio espanhol, de 24 anos, vai acontecer até ao fecho do mercado de transferências. Grujic é a grande surpresa na lista enviada à Liga Portugal.