menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Açores na Rota do Espaço: Portugal e ESA Selam Acordo para Aterragem do Space Rider

Portugal e a Agência Espacial Europeia (ESA) formalizaram um acordo histórico que estabelece a ilha de Santa Maria, nos Açores, como o local de aterragem para o voo inaugural do vaivém reutilizável Space Rider. Esta decisão estratégica consolida o papel de Portugal no setor espacial europeu e impulsiona o desenvolvimento de um polo tecnológico nos Açores.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O acordo para a aterragem do vaivém espacial Space Rider na ilha de Santa Maria foi formalizado na Alemanha, durante o Conselho Ministerial da Agência Espacial Europeia (ESA) em Bremen.

A representar Portugal na assinatura esteve o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.

O voo inaugural, que partirá da Guiana Francesa, está agora previsto para 2028, um ano após a data inicialmente anunciada.

O Space Rider é um veículo espacial não tripulado e reutilizável, projetado para missões de curta duração em órbita baixa. As suas principais funções incluem a realização de experiências em microgravidade, demonstrações de tecnologia e a potencial colocação de pequenos satélites no espaço antes de regressar à Terra. Na sua primeira missão, transportará uma experiência de radiação desenvolvida pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. A escolha de Santa Maria, confirmada por um estudo de viabilidade concluído em julho, é um pilar fundamental numa visão mais ampla para transformar a ilha num polo espacial multifacetado.

Este projeto, denominado Santa Maria Space Hub, integrará as infraestruturas necessárias para a aterragem e processamento pós-voo do Space Rider, bem como outras atividades espaciais.

A ilha já acolhe o primeiro porto espacial licenciado em Portugal, onde um consórcio planeia iniciar lançamentos orbitais para satélites em 2027.

Para apoiar estas iniciativas, Portugal, membro da ESA há 25 anos, comprometeu-se a reforçar a sua participação financeira na agência com 204,8 milhões de euros para o período de 2026-2030.

Este orçamento contempla o desenvolvimento das infraestruturas em Santa Maria.

O Governo Regional dos Açores também participa no investimento, com um contributo previsto de três milhões de euros em 2027, inserido num projeto global de 15 milhões.

Segundo o presidente da Agência Espacial Portuguesa, o aumento da contribuição nacional tem sido gradual e acompanha o crescimento do setor espacial no país.

Artigos

18
Ver mais▼
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones