menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Desinformação sobre a Flotilha Humanitária para Gaza

A Flotilha Global Sumud, uma missão humanitária com destino a Gaza, tornou-se o alvo de campanhas de desinformação em Portugal e Espanha, com vídeos e narrativas falsas a circularem nas redes sociais.
News ImageNews ImageNews Image

A Flotilha Global Sumud, uma frota com um total de 43 embarcações que se dirige à Faixa de Gaza para desafiar o bloqueio israelita, foi alvo de várias campanhas de desinformação em Portugal e Espanha.

A delegação portuguesa inclui figuras como a deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a atriz Sofia Aparício e o ativista Miguel Duarte.

Uma das principais narrativas falsas envolveu um vídeo viral, partilhado em plataformas como X, Instagram, YouTube e TikTok, que mostrava uma grande frota de navios, alegadamente pertencentes à missão humanitária. O Observatório Europeu dos Media Digitais (EDMO) esclareceu que as imagens correspondiam, na verdade, a embarcações pesqueiras chinesas a zarpar de um porto na China após o fim de uma proibição sazonal. O observatório destacou diferenças evidentes na estrutura, cores e nas bandeiras chinesas dos barcos, que não correspondiam às embarcações da flotilha.

Outra campanha de desinformação foi promovida em setembro por deputados do Chega e da Iniciativa Liberal, que acusaram os ativistas de terem aproveitado uma escala técnica nas ilhas Baleares para participar em festas noturnas em Ibiza. A agência Lusa Verifica desmentiu estas alegações, constatando que os vídeos partilhados eram de uma iniciativa realizada em Barcelona, antes da partida da frota, e não de uma paragem para festas. Enquanto a flotilha navega na sua etapa final em direção a uma "zona de alto risco" no Mediterrâneo Oriental, o EDMO também identificou outras formas de desinformação na Europa, como vídeos manipulados em França e a "negação do sofrimento dos civis palestinianos" em Itália.

Artigos

6