
Aumento dos Preços da Habitação em Portugal



Portugal registou a maior subida de preços da habitação na União Europeia pelo segundo trimestre consecutivo de 2025. De acordo com dados do Eurostat, os preços aumentaram mais de 16% no primeiro trimestre e 17,2% no segundo, em comparação com os períodos homólogos. Estes valores contrastam significativamente com a média da UE, que se situou nos 5,4% no segundo trimestre.
Na comparação trimestral, Portugal também liderou com um crescimento de 4,7%. A Bulgária e a Hungria seguiram-se a Portugal com as maiores subidas homólogas no segundo trimestre, com aumentos de 15,5% e 15,1%, respetivamente.
A tendência de subida acentuada não é recente.
Entre 2010 e o segundo trimestre de 2025, os preços das casas em Portugal mais do que duplicaram, com um aumento de 141%, colocando o país na sexta posição entre os Estados-membros com maiores valorizações neste período.
A Hungria (277%), a Estónia (250%) e a Lituânia (202%) lideram esta tabela.
No mesmo período, a média de aumento dos preços das casas na UE foi de 60,5%, enquanto as rendas subiram 28,8%. Em 21 dos 26 países da UE, os preços das casas subiram mais do que os das rendas.
O Governo português apresentou um pacote legislativo para tentar mitigar a crise, que inclui a redução do IVA de 23% para 6% e benefícios fiscais para senhorios e inquilinos, visando promover o mercado de arrendamento. No entanto, as medidas têm sido alvo de críticas, com alegações de que beneficiam desproporcionalmente os proprietários.
A garantia pública para jovens até 35 anos também foi criticada por, alegadamente, inflacionar ainda mais os preços num mercado já sobreaquecido.
A crise da habitação não é exclusiva de Portugal, sendo um problema que afeta a maioria dos países europeus. Em resposta, a Comissão Europeia está a rever as regras de auxílios estatais para permitir que os Estados-membros apoiem a habitação acessível de forma mais simples e rápida. Bruxelas planeia também introduzir um Plano Europeu para a Habitação Acessível até ao final de 2025, que visa complementar as políticas nacionais com mais financiamento e novas normas, nomeadamente para os arrendamentos turísticos.
Artigos
9








Economia
Ver mais
Poupar dinheiro pode ser um verdadeiro desafio nos dias de hoje. As despesas domésticas, como as contas de água, eletricidade, gás, telecomunicações e alimentação, representam um peso considerável nos orçamentos familiares, dificultando a tarefa de poupar. Através deste Explicador, saiba como adoptar algumas estratégias para conseguir reduzir alguns gastos. Conteúdo Reservado Poupar no consumo da água 0. Imagem inserida a 19/09/2025 11:41 Além de poupar alguns euros, o gesto de poupar água deve

Questionado sobre o que significará a intensificação da luta a que aludiu, o secretário-geral da CGTP esclareceu que o caminho poderá passar pela greve geral.

Primeiro-ministro voltou a elencar algumas das medidas tomadas pelo seu executivo como o alargamento do IRS jovem ou o aumento do complemento solidário para idosos.

Há hoje no mundo cerca de 241,7 mil milionários cripto, de acordo com o mais recente Crypto Wealth Report 2025 da Henley & Partners. E em Portugal? Criptomoedas: Portugal está a revelar-se cada vez...