
PORTUGAL EM SITUAÇÃO DE ALERTA A PARTIR DESTE DOMINGO



O Governo português declarou a situação de alerta para todo o território de Portugal continental, face ao agravamento das previsões meteorológicas que apontam para um elevado risco de incêndio rural nos próximos dias. A medida, anunciada pela ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, estará em vigor entre as 00:00 de domingo e as 23:59 de quinta-feira, dia 7 de agosto. A decisão foi justificada pela previsão de temperaturas elevadas e baixos níveis de humidade, que exigem a adoção de "medidas preventivas e especiais".
Durante este período, ficam em vigor várias proibições, nomeadamente o acesso, circulação e permanência em espaços florestais, conforme definido nos planos municipais de defesa da floresta. Fica também proibida a realização de queimas e queimadas, bem como trabalhos com maquinaria em espaços florestais e rurais, e o uso de fogo de artifício, sendo que todas as autorizações previamente emitidas para estas atividades ficam suspensas.
As exceções a estas regras podem ser consultadas no portal do Governo.
A ministra apelou à serenidade e ao espírito de unidade nacional, alertando que a próxima semana será "difícil". Pediu aos cidadãos que respeitem as indicações das autoridades e evitem comportamentos de risco, sublinhando que "a ação de todos, consciente e preventiva, é indispensável".
Garantiu ainda que todo o dispositivo de combate a incêndios está "pronto e mobilizado", com um reforço da vigilância e patrulhamento por parte da GNR, PSP e Forças Armadas. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a maioria dos distritos das regiões Norte, Centro e Algarve já se encontrava em risco máximo de incêndio. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de visita aos Açores, considerou que a declaração da situação de alerta "faz sentido" e que era uma "solução que já estava preparada". Relativamente à possibilidade de solicitar ajuda externa, o presidente afirmou que tal dependerá da evolução da situação.
Artigos
6





Política
Ver mais
Lisboa. António Vitorino é mandatário da candidatura de Alexandra Leitão
O antigo comissário europeu António Vitorino foi escolhido pela socialista Alexandra Leitão para ser o mandatário da sua candidatura à Câmara de Lisboa, pela coligação PS/Livre/BE/PAN, nas eleições autárquicas de outubro, disse hoje à Lusa fonte oficial da candidatura.

"Boa prática". Pedro Duarte quer ficar com o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/IL à Câmara ao Porto, Pedro Duarte, revelou hoje pretender ficar com o pelouro da Cultura, à semelhança do que acontece com o presidente da autarquia, Rui Moreira, que considerou ser "boa prática".

Ministério promete analisar os 10 mil contributos sobre Cidadania
A consulta pública à disciplina de Cidadania recebeu mais de dez mil contributos, que o Ministério da Educação garante estarem a ser analisados para eventuais alterações ao novo programa, que entra em vigor em setembro.

Governo “profundamente preocupado” com plano israelita para ocupação militar de Gaza
MNE considera que proposta de Netanyahu "põe em causa os esforços para o cessar-fogo e agrava a tragédia humanitária". O conteúdo Governo “profundamente preocupado” com plano israelita para ocupação militar de Gaza aparece primeiro em Jornal i.