
Aumento do Consumo de Energia para Arrefecimento em Portugal



De acordo com um relatório divulgado recentemente, Portugal, juntamente com Espanha, Grécia e Itália, poderá vir a consumir uma fatia esmagadora da energia utilizada para o arrefecimento de edifícios na União Europeia (UE). A projeção indica que estes quatro países do sul da Europa poderão ser responsáveis por 71% do consumo total de energia da UE para esta finalidade.
O principal fator apontado para este aumento significativo da procura energética é o aquecimento global.
As alterações climáticas estão a provocar uma maior necessidade de sistemas de arrefecimento, especialmente em edifícios residenciais, para garantir o conforto e a segurança das populações durante os períodos de calor mais intenso.
O documento, que uma das fontes atribui à Agência Europeia do Ambiente, sublinha uma tendência preocupante para a região do sul da Europa.
A crescente dependência de tecnologias de arrefecimento, como o ar condicionado, implicará não só um maior consumo de eletricidade, mas também potenciais desafios para as redes energéticas e para o cumprimento das metas ambientais estabelecidas pela União Europeia.
Artigos
15














Ciência e Tecnologia
Ver mais
O ministro-adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, defendeu hoje a implementação de inteligência artificial (IA) na administração pública em processos como os de licenciamentos.

A jovem empresa Black Forest Labs, criadora de modelos de imagem por inteligência artificial, está a negociar uma ronda de financiamento junto de investidores internacionais.

É “a primeira grande campanha científica de monitorização" do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve com o objetivo de "avaliar o atual estado do ecossistema, diz o Centro de Ciências do Mar.

Os AirPods estão sempre a evoluir, e o iOS 26 adicionou recentemente várias novas funcionalidades. Mas um novo jogo na App Store, RidePods, leva os AirPods numa direção única e engenhosa como controladores de...