
Portugal financia com 150 mil euros construção de espaços escolares em hospitais ucranianos



O Governo português anunciou o financiamento de aproximadamente 150 mil euros para a construção de espaços escolares nos hospitais de Chernihiv e Chérkassy, na Ucrânia.
A iniciativa visa apoiar crianças e jovens afetados pela crise humanitária no país.
Estas unidades, designadas 'Schools of Superheroes' (Escolas de Super-heróis), têm como objetivo oferecer "apoio escolar e psicossocial" a crianças que se encontram em longos períodos de internamento hospitalar.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, os espaços permitirão que "os alunos mantenham o seu percurso educativo e recebam acompanhamento durante o internamento".
A unidade de Chérkassy foi inaugurada na quarta-feira, enquanto a de Chernihiv tem a sua inauguração agendada para 2 de setembro.
Este projeto insere-se no âmbito da cooperação portuguesa na área da educação, destinada a "garantir a continuidade da aprendizagem, proteção e bem-estar de crianças e jovens afetados por crises humanitárias". O apoio foi formalizado numa parceria com a Fundação Olena Zelenska, a organização da primeira-dama ucraniana, e anunciado em julho pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Inês Domingos, durante a Conferência sobre a Recuperação da Ucrânia, em Roma. Este não é o primeiro apoio de Portugal ao setor da educação na Ucrânia.
Anteriormente, o país já tinha financiado a reconstrução do Liceu 25, em Jitomir, que foi destruído por um ataque aéreo russo nos primeiros dias da invasão em 2022.
Artigos
6





Política
Ver mais
Vigilantes da natureza pedem ao Governo que retome revisão das carreiras
O Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil (SinFAP) apelam ao Governo que retome com urgência o processo de revisão da carreira que foi interrompido com a queda do anterior executivo.

A UNEF nasceu agora mas tem já 100 mil processos pendentes para executar expulsão de imigrantes de Portugal
A Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras iniciou actividade faz hoje uma semana e já tem cerca de 100 mil processos pendentes para retorno voluntário ou coercivo de imigrantes. No Expresso da Manhã, Paulo Baldaia conversa com a jornalista Raquel Moleiro

Trump entre a espada e a parede
Não são apenas os ucranianos que esperam que finalmente Trump se coloque do lado certo dos ventos da história. Todos nós, no Ocidente europeu, estamos visivelmente em suspenso.

A UNEF ainda agora nasceu e já tem 100 mil expulsões de imigrantes para executar
A Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras iniciou actividade faz hoje uma semana e já tem cerca de 100 mil processos pendentes para retorno voluntário ou coercivo de imigrantes. No Expresso da Manhã, Paulo Baldaia conversa com a jornalista Raquel Moleiro