Portugal Triunfa em Casa: Liderança Mundial na Comunicação Turística Confirmada em Guimarães



A cidade de Guimarães acolheu, nos dias 4 e 5 de dezembro, a 37.ª edição dos World Tourism Film Awards, um evento que, pela primeira vez, se realizou em Portugal.
O país anfitrião destacou-se ao ser o mais premiado pelo terceiro ano consecutivo, conquistando oito distinções entre as 32 produções vencedoras, provenientes de 17 países.
A cerimónia reuniu representantes internacionais dos setores do turismo e do audiovisual para celebrar os melhores filmes de turismo do mundo. A campanha “Portugal’s Unwritten Recipe”, do Turismo de Portugal, foi um dos grandes destaques, vencendo o primeiro lugar na categoria de Produtos Turísticos e arrecadando também o CIFFT Tourism Press Award, um galardão especial atribuído por um painel de jornalistas de viagens internacionais.
A diversidade criativa nacional foi igualmente reconhecida com prémios atribuídos a produções dos municípios do Fundão, Manteigas e Oleiros, bem como da CIM Região Beiras e Serra da Estrela e da empresa Portugalntn, Lda.
Nas restantes categorias competitivas, a Suíça venceu em Promoção de País com “Falling for Autumn”, a Colômbia em Promoção de Região com “Discover La Guajira”, e Espanha em Promoção de Cidade com “Conil, donde se abrazan tierra y mar”.
Áustria e Espanha partilharam o primeiro lugar na categoria de Serviços Turísticos.
A edição de 2025 marcou ainda a estreia dos GreenWorking Awards, uma iniciativa em parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT) para distinguir produções alinhadas com o turismo responsável, tendo sido premiadas Espanha, Indonésia e Equador. Organizado pelo Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT) e pelo Município de Guimarães, com o apoio do Turismo Porto e Norte de Portugal, o evento foi considerado um sucesso. Representantes como Ricardo Araújo, presidente da Câmara de Guimarães, e Alexander V. Kammel, diretor do CIFFT, sublinharam a importância de acolher a gala para a promoção da região e a vitalidade do setor, que continua a apostar na criatividade e inovação.














