
Portugal foi o terceiro maior produtor de tomate da UE em 2024



De acordo com dados do Eurostat para 2024, Portugal consolidou a sua posição como o terceiro maior produtor de tomate na União Europeia. O país colheu 1,7 milhões de toneladas, o que corresponde a 10% do total da UE. À frente de Portugal ficaram Itália, o maior produtor com seis milhões de toneladas (36% do total), e Espanha, com 4,5 milhões de toneladas (27%). A produção total de tomate na UE atingiu 16,8 milhões de toneladas, um aumento de 5% em relação a 2023. No panorama geral dos vegetais frescos, que incluem melões, a União Europeia registou uma colheita de 62,2 milhões de toneladas em 2024, um crescimento de 6% face às 58,8 milhões de toneladas do ano anterior. Os principais produtores de vegetais frescos foram Espanha (14,8 milhões de toneladas), Itália (13,9 milhões de toneladas) e França (5,8 milhões de toneladas), que, em conjunto, representaram 55% da colheita total do bloco. Além do tomate, verificaram-se aumentos na produção de cenouras, com 4,7 milhões de toneladas (+6%), e de cebolas, com 7,0 milhões de toneladas (+11%). Em contrapartida, a produção de frutas, bagas e frutos secos (excluindo citrinos, uvas e morangos) na UE diminuiu 2% em 2024, totalizando 24,3 milhões de toneladas. Os países que mais contribuíram para esta produção foram Itália, com 5,4 milhões de toneladas, seguida por Espanha, com 4,3 milhões, e Polónia, com 4,1 milhões.
Estes três Estados-membros foram responsáveis por 57% da produção total de fruta da UE.
Artigos
18

















Economia
Ver mais
Quando o Estado deixou arder o futuro da construção
A crise da habitação não nasceu apenas da especulação ou da pressão do turismo. Foi também cozinhada há 15 anos, no abandono do setor que constrói casas e forma profissionais.

Companhia suíça Edelweiss liga Zurique a Cabo Verde a partir de 30 de outubro
A Edelweiss, companhia aérea suiça do Grupo Lufthansa, vai operar voos diretos de Zurique para as ilhas de Santiago e São Vicente a partir de 30 de outubro, anunciou esta terça-feira o Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV). “Estas operações da Edelweiss, que transporta turistas para mais de 90 destinos em todo o mundo, […]

Recebeu mais este mês do que o habitual? Saiba porquê
Os contribuintes começam este mês a sentir o impacto das novas tabelas de retenção do IRS, com retroativos pagos agora e em setembro. No entanto, a partir de outubro as poupanças serão mais reduzidas e, no próximo ano, os reembolsos do imposto deverão ser mais pequenos. O jornalista da CNN Portugal Bruno Miranda Lencastre explica tudo.

Portugal atrai nómadas digitais
Portugal surge na 7.ª posição do ranking mundial dos destinos mais procurados por nómadas digitais, destacando-se sobretudo nos benefícios do visto (3.º lugar) e na qualidade de vida (9.º lugar), de acordo com o Global Digital Nomad Report 2024. O post Portugal atrai nómadas digitais aparece primeiro no PME Magazine.