
Portugal foi o terceiro maior produtor de tomate da UE em 2024



De acordo com dados do Eurostat, o gabinete estatístico da União Europeia, Portugal foi o terceiro maior produtor de tomate em 2024, com uma colheita de 1,7 milhões de toneladas. O país ficou atrás de Itália, que liderou a produção com seis milhões de toneladas (36% do total da UE), e de Espanha, que produziu 4,5 milhões de toneladas (27%). A produção portuguesa representou 10% do total de tomate colhido na União Europeia. No cômputo geral, a produção de vegetais frescos na UE, incluindo melões, atingiu 62,2 milhões de toneladas em 2024, o que corresponde a um aumento de 6% em relação às 58,8 milhões de toneladas de 2023. Os maiores produtores de vegetais foram Espanha (14,8 milhões de toneladas), Itália (13,9 milhões de toneladas) e França (5,8 milhões de toneladas), que, em conjunto, foram responsáveis por 55% da colheita total do bloco. Além do tomate, que viu a sua produção aumentar 5% para um total de 16,8 milhões de toneladas, também se registaram subidas na produção de cenouras (mais 6%, para 4,7 milhões de toneladas) e de cebolas (mais 11%, para 7,0 milhões de toneladas). Em contraste com o setor dos vegetais, a produção de frutas, bagas e frutos secos (excluindo citrinos, uvas e morangos) na UE diminuiu 2% em 2024, totalizando 24,3 milhões de toneladas. Os principais países produtores nesta categoria foram Itália, com 5,4 milhões de toneladas, seguida por Espanha (4,3 milhões de toneladas) e Polónia (4,1 milhões de toneladas).
Juntos, estes três países representaram 57% da produção total da UE neste segmento.
Artigos
6





Economia
Ver mais
Farmacêutica suíça Roche investe 598 milhões em fábrica nos EUA
A farmacêutica suíça Roche informou hoje que se iniciaram as obras da sua nova fábrica na Carolina do Norte, Estados Unidos, que contará com um investimento inicial de 700 milhões de dólares (598 milhões de euros).

Isenção de IVA das rações para apoiar agricultores poderá durar 6 meses
Os agricultores afetados pelos incêndios vão poder beneficiar da isenção temporária de IVA na compra de rações para animais durante seis meses, prevê a proposta de lei do Governo que deu hoje entrada no parlamento.

Wall Street misto após pressão de Trump sobre a Fed
A bolsa nova-iorquina abriu hoje mista, com alguns dos principais índices a negociar junto da linha de água, depois de mais um ataque do Presidente Donald Trump à Reserva Federal (Fed).

Mota-Engil com melhor posição de sempre no Ranking Mundial da Construção
Para além de integrar o restrito lote das 100 maiores construtoras mundiais (76.ª posição), o ranking da ENR coloca a empresa como a segunda maior na América Latina e a sexta em Africa, sendo a maior europeia no continente africano [Leia mais]