menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Crise Silenciosa nas Dádivas de Sangue: Portugal Perde Dadores e Enfrenta Envelhecimento da Base Solidária

Portugal enfrenta uma preocupante diminuição no número de dadores de sangue, tendo perdido quase 10.000 pessoas desde 2017 e regressado a níveis pré-pandémicos, o que levanta sérias questões sobre a sustentabilidade das reservas nacionais.
News ImageNews ImageNews Image

De acordo com o Relatório de Atividade Transfusional e Sistema Português de Hemovigilância de 2024, divulgado pelo Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), o país registou uma contínua quebra no número de dadores.

Em 2024, foram contabilizados 200.965 dadores, menos 4.390 do que no ano anterior e menos 9.939 em comparação com 2017.

A tendência de queda, que se acentuou em 2020 devido à pandemia de covid-19, retomou o seu curso descendente a partir de 2021. O número de dádivas acompanhou esta redução, passando de 324.053 em 2017 para 299.914 em 2024.

O perfil do dador em Portugal revela um envelhecimento progressivo.

Observa-se um aumento proporcional de dadores nas faixas etárias entre os 45 e os 65 anos, e acima dos 65 anos, enquanto se verifica uma diminuição nos grupos mais jovens, entre os 18 e os 44 anos.

As mulheres continuam a ser a maioria dos dadores.

Embora o número de dadores de primeira vez se tenha mantido relativamente estável nos últimos anos, com 31.721 novas dádivas em 2024 (15,78% do total), este valor não tem sido suficiente para inverter a tendência geral de declínio. A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepobades) manifestou a sua preocupação com a situação, criticando o "silêncio político" sobre o tema, nomeadamente durante a discussão do Orçamento do Estado. Alberto Mota, da Fepobades, alertou para a necessidade diária de cerca de 1.000 a 1.100 unidades de sangue para responder às necessidades do sistema de saúde, um desafio constante perante uma base de dadores regulares que está a envelhecer. A federação defende a criação de mais incentivos, uma maior promoção da dádiva, melhor planeamento das colheitas e a contratação de mais profissionais de saúde para reduzir os tempos de espera e alargar os horários de atendimento. A nível regional, a Região Norte foi responsável pela maior percentagem de colheitas (42,34%), seguida pela Região de Lisboa e Vale do Tejo (25,94%) e pela Região Centro (20,81%). O IPST, através dos seus três centros, foi responsável por 58,36% do total de dádivas nacionais.

Artigos

14

Atualidade

Ver mais
News Image
Cerca de 900 alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil aderiam ao exercício “A Terra Treme”

Cerca de 900 alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil aderiam hoje ao exercício “A Terra Treme”, iniciativa que visa alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. O conteúdo Cerca de 900 alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil aderiam ao exercício “A Terra Treme” aparece primeiro em Nosso Território.

Source LogoNosso Território
News Image
Exercício “A Terra Treme” teve epicentro em Vila Franca

A 13ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme” realizou-se, na manhã desta quarta-feira, na Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos de Vila Franca de Xira. Promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil  (ANEPC) em colaboração com as autarquias locais, escolas, forças de segurança e associações de bombeiros, a iniciativa mobilizou o universo escolar da Reynaldo dos Santos, que teve oportunidade de participar em...

Source LogoVoz Ribatejana
News Image
Trabalhadores da Base das Lajes temem voltar a ficar com salários em atraso no futuro

A presidente da comissão de trabalhadores da Base das Lajes defendeu hoje que o Governo da República deve sensibilizar os Estados Unidos para que os trabalhadores não voltem a ser afetados por futuros impasses no orçamento norte-americano. “Tem de haver uma solução concertada da parte do Governo da República, que deve sensibilizar os Estados Unidos […] O conteúdo Trabalhadores da Base das Lajes temem voltar a ficar com salários em atraso no futuro aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Source LogoAçores 9
categoryVer categoria completa