
Plano de Reequipamento das Forças Armadas Portuguesas



O Governo português, através do Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, confirmou o plano para utilizar a totalidade de um empréstimo de quase seis mil milhões de euros da União Europeia (UE) destinado ao reequipamento das Forças Armadas. O programa de modernização, que se estenderá até 2035, foi elaborado com base num levantamento de necessidades realizado pelo Ministério da Defesa. O financiamento provém maioritariamente do Instrumento de Ação para a Segurança da Europa (SAFE), um mecanismo europeu com uma dotação total de 150 mil milhões de euros, criado para apoiar os Estados-membros na contratação pública conjunta no setor da defesa. A Comissão Europeia propôs a alocação de 5,8 mil milhões de euros a Portugal sob a forma de empréstimos em condições favoráveis. Este instrumento é financiado através de dívida conjunta emitida pela UE.
Para além do SAFE, o programa contará com uma parcela do Orçamento do Estado, e o ministro das Finanças admitiu a possibilidade de recorrer a outros fundos europeus.
Segundo Joaquim Miranda Sarmento, o investimento na defesa já se iniciou, prevendo-se que Portugal atinja este ano a meta da NATO de despender 2% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em defesa. O ministro da Defesa, Nuno Defesa, indicou que os fundos serão distribuídos proporcionalmente pelos três ramos das Forças Armadas. O investimento abrangerá áreas como equipamento, habitação e património da defesa, em alinhamento com os objetivos da Aliança Atlântica.
Esta iniciativa insere-se num plano mais vasto da UE para a defesa, que totaliza 800 mil milhões de euros.
O plano inclui também a possibilidade de os países excluírem gastos militares até 1,5% do PIB do cálculo do défice, uma medida para a qual Portugal já recebeu autorização de Bruxelas.
Artigos
6





Política
Ver mais
PORTUGAL RECONHECE PALESTINA DE OLHO NO CONSELHO DE SEGURANÇA
O facto de o governo português ter-se antecipado a outros nove países europeus no reconhecimento do Estado da Palestina pode ter a ver com uma ‘operação de charme’ que o ministro Paulo Rangel tem ensaiado juntos dos países árabes no sentido de obter o seu apoio na candidatura portuguesa a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o biénio 2027-2028. O conteúdo PORTUGAL RECONHECE PALESTINA DE OLHO NO CONSELHO DE SEGURANÇA aparece primeiro em 24 Horas.

Pré-escolar. Ministério afirma que negociações "estão em curso"
Questionado pela RTP o gabinete Fernando Alexandre diz que as negociações com os municípios com falta de oferta no pré-escolar "estão em curso". E dá como exemplo o Algarve, onde oito autarquias aceitaram o acordo com o Governo, quando numa primeira fase eram apenas cinco.

O retrato de Viana do Castelo, concelho liderado pelo PS
Realiza-se este domingo mais um debate com os candidatos à presidência da Câmara de Viana do Castelo. É emitido às 19h30 na RTP3.

PS pede reunião extraordinária sobre desastre do elevador da Glória
O Partido Socialista pediu uma reunião extraordinária na Câmara Municipal de Lisboa sobre o acidente no elevador da Glória. Já avançou com um requerimento nesse sentido.