
Portugal recebe dois Canadair de Marrocos para reforçar combate aos incêndios



O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou que Portugal vai receber dois aviões Canadair de Marrocos para reforçar o combate aos incêndios rurais. A medida surge na sequência de avarias registadas nos dois aviões Canadair que as autoridades portuguesas tinham alugado para a época de incêndios, o que levou à ativação imediata do mecanismo de cooperação bilateral em matéria de proteção civil estabelecido com o Reino de Marrocos. Segundo o comunicado do MAI, Marrocos respondeu prontamente ao pedido de ajuda, disponibilizando as duas aeronaves que deverão chegar a território nacional ainda na segunda-feira em que o anúncio foi feito.
Estes meios aéreos serão integrados no Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) até ao final da semana e ficarão baseados na Base Aérea de Monte Real para serem operacionalizados.
O Governo português esclareceu ainda que não foi possível encontrar uma solução bilateral semelhante com Espanha devido ao agravamento da situação dos incêndios rurais no país vizinho.
Quanto às aeronaves portuguesas avariadas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) informou que estas requerem uma intervenção técnica, estando a sua reintegração no dispositivo nacional prevista também para o final da semana.
Esta ajuda surge num momento em que Portugal continental enfrenta uma situação complexa de incêndios, com quase 2 mil operacionais no terreno.
O maior incêndio ativo localizava-se em Trancoso, sendo que mais de metade dos meios humanos e materiais estavam concentrados na região das Beiras e Serra da Estrela.
Artigos
6





Política
Ver mais
Seis migrantes que chegaram ao Algarve levados para centros temporários
Duas famílias, num total de seis pessoas, que estavam entre os 38 migrantes que desembarcaram na sexta-feira no Algarve, vão ser encaminhadas hoje para centros de instalação temporária (CIT), adiantou à Lusa fonte da GNR.

"É importante que se pare com comparações absurdas com a Conferência de Munique. Não tem nada que ver com 1938"
O comentador da CNN Portugal Tiago André Lopes frisa que a cimeira do Alasca entre Donald Trump e Vladimir Putin não é apenas sobre a guerra da Ucrânia.

Alexandra Leitão garante que em 4 anos resolve o problema dos idosos que não conseguem sair de casa porque os elevadores estão avariados
A cabeça de lista da coligação PS, Bloco e PAN diz que a habitação não é uma crise, mas uma emergência.

Mónica Ferreira e Paulo Santos são os candidatos do BE às eleições em Paredes
por Ricardo Leal O Bloco de Esquerda revelou em primeira mão e em exclusivo ao... O conteúdo Mónica Ferreira e Paulo Santos são os candidatos do BE às eleições em Paredes aparece primeiro em oprogressodePAREDES.