
Financiamento Europeu para Habitação Acessível em Portugal



O Governo português assinou um acordo com o Banco Europeu de Investimento (BEI) para a criação de uma linha de financiamento destinada a apoiar a construção e renovação de 12 mil habitações para arrendamento acessível.
A iniciativa tem como principal alvo as famílias da classe média, procurando dar resposta às atuais dificuldades no mercado de habitação.
O acordo prevê uma linha de crédito total de 1.340 milhões de euros. A formalização do financiamento ocorreu na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, com a assinatura da primeira tranche, no valor de 450 milhões de euros.
Este montante inicial permitirá dar início aos projetos de habitação contemplados no programa.
Uma das principais vantagens deste acordo é a extensão do prazo para que os municípios apresentem as suas respostas habitacionais.
A meta, que anteriormente estava definida para junho de 2026 no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi agora alargada até 2030.
Esta alteração concede mais tempo às autarquias para planearem e executarem os projetos de construção e reabilitação. Segundo os comunicados divulgados, a linha de crédito estabelece ainda condições financeiras consideradas mais vantajosas. Estas incluem taxas de juro mais baixas e períodos de carência mais generosos, facilitando o acesso ao financiamento por parte das entidades promotoras e contribuindo para a viabilidade dos projetos de habitação a custos controlados.
Artigos
5




Economia
Ver mais
Esporão vende marca Sovina à Musa e entra no capital da cervejeira artesanal.
O grupo Esporão vendeu a marca de cerveja artesanal Sovina à Musa, mantendo uma ligação estratégica ao adquirir uma participação de 10% na empresa liderada por André Henriques de Carvalho. A Musa prevê atingir um volume de negócios de 4 milhões de euros até ao final de 2025. O acordo inclui a transferência do equipamento […] O conteúdo Esporão vende marca Sovina à Musa e entra no capital da cervejeira artesanal. aparece primeiro em Alentrium.

Álvaro teve “período de nojo suficientemente longo”, diz Paulo Marcos
O presidente do Sindicato Nacional dos Quadros Técnicos Bancários (SNQTB) considera positiva a escolha de Santos Pereira para o BdP e destaca a sua defesa da independência face ao poder político. Critica a saída direta de Centeno do Governo para o supervisor, mas apoia a centralização dos serviços do supervisor, apesar da polémica em torno da nova sede.

Empresas tecnológicas chinesas duplicam ganhos das rivais do Nasdaq
O Hang Seng Tech soma mais de 40% desde o início do ano, com as cotadas a beneficiarem dos avanços em torno da Inteligência Artificial e a aposta da China na produção própria de chips.

E-Lar: Faça já o registo antes do programa começar para receber os eletrodomésticos grátis
Neste momento já está a decorrer o registo das empresas que querem vender os equipamentos previstos pelo E-Lar (placas de fogão elétricas ou de indução, fornos elétricos e termoacumuladores). Na semana em que escrevo este artigo já estão inscritas 391 empresas e 87 estão em preenchimento. Com esta possibilidade de escolha, em princípio, poderá fazer a troca dos seus equipamentos a gás pelos elétricos em todas as regiões do país, com maior ou menor escolha. Os cidadãos só se podem candidatar a partir de 30 de setembro, mas já pode começar por fazer o registo na página do Fundo Ambiental, para si e para os seus familiares. Poupa tempo e ganha alguma vantagem. Tem aqui o passo a passo.