
Cooperação na Defesa e Inovação Sustentável Impulsionam Setor da Aviação em Portugal



A cooperação no setor da Defesa entre Portugal e a Suécia foi reforçada com a visita dos respetivos ministros, Nuno Melo e Pål Jonson, à Base Aérea n.º 11, em Beja.
O encontro focou-se na operação das aeronaves de transporte militar KC-390, após a Suécia ter anunciado a aquisição de quatro destes aviões a Portugal, um negócio que representa um encaixe financeiro superior a 45 milhões de euros para o Estado português. Durante a visita à Esquadra 506 da Força Aérea Portuguesa (FAP), os governantes conheceram o simulador do KC-390, único na Europa, e as suas oficinas de manutenção, discutindo o potencial de colaboração nas áreas de logística, formação e indústria. A parceria foi solidificada com um memorando de entendimento entre a empresa sueca Saab e a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal.
Paralelamente, Portugal continua a investir na sua própria frota.
O Governo português formalizou a aquisição da sexta aeronave KC-390 Millennium para a FAP, com um contrato que inclui o direito de opção para a compra de até dez unidades adicionais. Segundo o ministro Nuno Melo, este investimento gera um retorno significativo para a economia nacional, envolvendo empresas portuguesas e criando postos de trabalho qualificados. O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general João Cartaxo Alves, destacou que este reforço consolida a Base Aérea de Beja como um centro de treino de excelência para operadores do KC-390, modelo que já equipa a Esquadra 506 – ‘Rinocerontes’ desde 2023. O dinamismo do setor estende-se também à aviação sustentável, tema central de um evento em Évora que assinalou a assinatura de um Memorando de Cooperação entre Portugal e a Clean Aviation Joint Undertaking (CAJU).
Esta parceria, enquadrada no programa Horizonte Europa, visa criar um roteiro tecnológico para a descarbonização do setor.
Prevê-se a mobilização de até 15 milhões de euros até 2027 para apoiar projetos nacionais que acelerem a integração de tecnologias de baixas emissões em aeronaves a partir de 2035.
A visita às instalações da Aernnova, em Évora, sublinhou o papel estratégico do Alentejo no desenvolvimento da indústria aeronáutica nacional.
As discussões entre os ministros da Defesa abordaram ainda o contexto geoestratégico atual.
Pål Jonson alertou para as ameaças no mar Báltico e no Atlântico, sublinhando o impacto da guerra na Ucrânia na política de defesa sueca, que planeia aumentar o investimento militar para 3,5% do PIB.
Por seu lado, Nuno Melo reconheceu que, embora o processo de substituição dos caças F-16 da FAP ainda não tenha sido iniciado, será uma inevitabilidade futura.
Artigos
5




Economia
Ver mais
Moçambique arrecadou quase 200 milhões com venda de gás desde 2022
Moçambique já arrecadou 235 milhões de dólares (199,2 milhões de euros) em receitas com 137 carregamentos de gás para o estrangeiro desde 2022, anunciou o Governo, destacando o papel do país no fornecimento de energia limpa.

Apoios às famílias e empresas após incêndios: Seg. Social diz como pedir
Por causa dos incêndios rurais ocorridos em Portugal, entre 26 de julho e 27 de agosto de 2025, foi acionado um conjunto de medidas excecionais de apoio e mitigação do impacto, para beneficiar as famílias e empresas afetadas. Segurança Social explica como funcionam e como pedir.

Governo quer promover atividade física em contexto laboral. O que vem aí?
O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto diz que o lançamento da medida Atividade Física em Contexto Laboral é "parte do compromisso do Governo na promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho".

Há novos preços dos combustíveis esta semana: Veja o que aconteceu
A gasolina simples 95 passou de 1,700 euros por litro para 1,716 euros por litro entre sexta-feira e domingo, o que significa mais 1,6 cêntimos. Já o gasóleo simples aumentou de 1,555 euros por litro para 1,568 euros por litro no mesmo período, mais 1,3 cêntimos.