
Portugal regista em 2025 verão mais quente dos últimos 94 anos



De acordo com uma análise do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o verão de 2025 foi classificado como "extremamente quente e extremamente seco", tendo sido o mais quente dos últimos 94 anos em Portugal. A temperatura média do ar atingiu os 23,51 °C, um valor que representa uma anomalia de 1,55 °C acima do valor normal para o período de referência de 1991-2020.
Os registos indicam que tanto a temperatura média como a máxima foram as mais altas desde 1931.
O valor médio da temperatura máxima do ar foi de 30,78 °C, ultrapassando a normal em 2,09 °C. Já a temperatura mínima do ar teve um valor médio de 16,25 °C, o quarto mais alto desde 1931, com uma anomalia de +1,02 °C. O ano com a temperatura mínima média mais elevada continua a ser 1989, com 16,31 °C.
Durante a estação, o país foi afetado por três ondas de calor. A primeira ocorreu entre 15 e 20 de junho, a segunda entre 26 de junho e 9 de julho, e a terceira, a mais longa, estendeu-se de 29 de julho a 17 de agosto, afetando principalmente as regiões do interior Norte e Centro. Estes períodos de calor intenso resultaram no estabelecimento de 33 novos extremos de temperatura máxima e 10 de temperatura mínima. Um dos destaques foi o novo recorde absoluto de temperatura máxima para o mês de junho em Portugal continental, registado em Mora a 29 de junho, com 46,6 °C. Além do calor extremo, o verão de 2025 foi também o mais seco desde 1931. O total de precipitação acumulada foi de apenas 10,9 mm, o que corresponde a somente 24% do valor considerado normal, confirmando a severidade das condições de seca no território.
Artigos
12











Atualidade
Ver mais
GNR detém suspeito de tráfico e apreende droga na ilha das Flores
Um homem foi detido por alegado tráfico e cultivo de droga no concelho das Lajes das Flores, nos Açores, tendo sido apreendido haxixe, canábis, facas de arremesso, uma arma de ar comprimido e projéteis, anunciou hoje a GNR.

Esta nova burla ocorre em segundos (e pode nem se aperceber)
O pagamento por contactless tornou-se uma prática comum no quotidiano, oferecendo rapidez e conveniência nas compras diárias, especialmente para valores...

Carlo Acutis. Papa canoniza millennial conhecido como influencer de Deus
Conhecido como "o 'influencer' de Deus", Carlo Acutis, um adolescente italiano ávido de internet que morreu em 2006, aos 15 anos, foi hoje canonizado pelo Papa Leão XIV, tornando-se o primeiro millennial a ser declarado santo.

Homem ataca ex-mulher e companheiro com faca em Quarteira
GNR procura agressor que fugiu do local. Vítimas sofreram ferimentos leves.