menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Portugal em Alerta: Entre o Sucesso da Vacinação Infantil e a Ameaça da Gripe das Aves

Enquanto a campanha de imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) atinge um marco significativo na proteção infantil, um surto de Gripe das Aves gera incerteza e leva ao cancelamento de eventos.
News ImageNews ImageNews Image

A saúde pública em Portugal enfrenta dois cenários distintos com a aproximação do inverno.

Por um lado, a Direção-Geral da Saúde (DGS) celebra o sucesso da campanha de imunização 2025/2026 contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), com mais de 30 mil crianças vacinadas no primeiro mês e meio. A iniciativa, que arrancou a 16 de setembro de 2025, visa proteger cerca de 68 mil crianças elegíveis até 31 de março de 2026, sendo considerada pela DGS um passo fundamental para prevenir complicações e internamentos associados a este vírus, cuja circulação aumenta nos meses de outono e inverno.

A campanha do ano anterior (2024/2025) já tinha demonstrado uma forte adesão, com 86% das crianças elegíveis imunizadas.

Paralelamente, a crescente preocupação com a Gripe das Aves levou ao cancelamento da Avisan 2025, a maior exposição nacional de aves e animais de companhia, que estava agendada para o final de novembro. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração do CNEMA devido ao "clima de incerteza" gerado pelo aumento de focos da doença. Segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), foram já detetados 31 focos em aves de cativeiro este ano, com casos confirmados nos distritos de Aveiro e Santarém.

O CNEMA considerou o cancelamento a "decisão mais responsável" para garantir a segurança de todos os envolvidos, estando já a trabalhar para remarcar o evento. A DGAV apela a todos os detentores de aves para que cumpram rigorosamente as medidas de biossegurança, evitando o contacto entre aves domésticas e selvagens, e que reportem qualquer suspeita de infeção. Embora a transmissão do vírus da Gripe das Aves a humanos seja um evento raro, as autoridades de saúde alertam que, quando ocorre, a infeção pode resultar num quadro clínico grave.

Artigos

18
Ver mais▼

Atualidade

Ver mais
News Image
Subsídio de Natal explicado: quem tem direito, quando é pago e como se calcula

Com a aproximação do final do ano, o subsídio de Natal volta a ser tema de destaque entre trabalhadores e empresas. Este apoio financeiro é um direito garantido a todos os trabalhadores por conta de outrem, funcionários públicos e pensionistas, funcionando como um 14.o mês de salário.O pagamento deve ser efetuado até 15 de dezembro, […] O conteúdo Subsídio de Natal explicado: quem tem direito, quando é pago e como se calcula aparece primeiro em Noticias em Direto.

Source LogoNotícias em Direto
News Image
Santa Maria da Feira é o primeiro concelho de Aveiro a participar no estudo nacional de prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

É já durante o mês de novembro que as freguesias de Argoncilhe, Canedo, Vale, Vila Maior e Paços de Brandão, no concelho de Santa Maria da Feira, em Aveiro, irão receber os técnicos que estão a realizar um estudo pioneiro para avaliar a prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) em Portugal, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. O projeto, que contará com uma amostra de cerca de 9000 participantes, pretende determinar o impacto da DPOC no nosso país, avaliar a gravidade da doença e identificar quantas pessoas apresentam fatores de risco para o seu desenvolvimento, com a particularidade […] O conteúdo Santa Maria da Feira é o primeiro concelho de Aveiro a participar no estudo nacional de prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica aparece primeiro em Notícias do Centro.

Source LogoNotícias do Centro
News Image
Concessão para reabilitação de vivendas no porto da Nazaré sob suspeita de corrupção e branqueamento

Inspetores da Polícia Judiciária realizaram buscas nesta segunda-feira na Câmara Municipal da Nazaré, em diversos organismos do Estado, numa sociedade anónima de capitais públicos, em três sociedades comerciais e num empreendimento turístico, devido a suspeitas de “crimes de participação económica em negócio, falsificação, corrupção e branqueamento de capitais” nos procedimentos relacionados com um contrato de concessão, durante quarenta anos, da utilização privativa de uma área do domínio público marítimo na zona do porto de abrigo da Nazaré, no âmbito da reabilitação e conservação para fins turísticos de nove moradias que ali foram construídas.

Source LogoJornal das Caldas
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones