Prata Histórica e Hexacampeonato Mundial Marcam Domingo de Glória para o Futsal Português



A seleção feminina de futsal fez história ao alcançar a final do primeiro Campeonato do Mundo organizado pela FIFA, que decorreu em Manila, nas Filipinas.
No jogo decisivo, Portugal defrontou o Brasil, líder do ranking mundial, e foi derrotado por 3-0, sagrando-se vice-campeão.
Ambas as equipas chegaram à final invictas.
Os golos da seleção brasileira foram marcados por Emilly, Amandinha e Débora Vanin.
Apesar da derrota, a prestação portuguesa foi amplamente elogiada e o feito considerado inédito.
O percurso de Portugal até à final foi notável.
Na fase de grupos, a equipa das quinas somou três vitórias expressivas: 10-0 contra a Tanzânia, 3-1 frente ao Japão e 10-0 contra a Nova Zelândia, terminando com o melhor registo desta fase.
Na fase a eliminar, Portugal goleou a Itália por 7-2 nos quartos de final e a Argentina por 7-1 nas meias-finais, carimbando a passagem para o jogo do título de forma categórica.
O feito mereceu o reconhecimento de várias figuras.
O selecionador Luís Conceição e a capitã Ana Azevedo expressaram orgulho no percurso da equipa, apesar da tristeza da derrota. O presidente da FPF, Pedro Proença, destacou o legado do grupo.
A nível individual, a guarda-redes Ana Catarina foi eleita a melhor do Mundial, enquanto Lídia Moreira recebeu os prémios de terceira melhor jogadora e terceira melhor marcadora do torneio.
No mesmo dia, o futsal português celebrou outro grande feito.
A seleção nacional para atletas com deficiência intelectual conquistou o sexto título mundial consecutivo no Campeonato do Mundo VIRTUS, realizado em Espanha.
Na final, Portugal venceu a Rússia, que competiu sob bandeira neutra, por 3-1.
Após estar a perder, a equipa portuguesa deu a volta ao marcador com golos de Ricardo Costa e dois de Diogo Silva, assegurando mais um troféu para o seu palmarés.













