
Portugal sobe ao 5.º lugar no ranking da FIFA, liderado pela Espanha



A seleção nacional de futebol subiu uma posição para o quinto lugar na hierarquia da FIFA, ultrapassando o Brasil.
Esta ascensão, que coloca Portugal no top-5 pela primeira vez desde maio de 2021, deve-se às vitórias nos jogos de qualificação para o Mundial de 2026, onde a equipa das "quinas" goleou a Arménia por 5-0 e venceu a Hungria por 3-2. É a primeira vez que Portugal surge à frente da seleção brasileira desde que o novo sistema de pontos foi implementado em 2018.
A mudança mais notável ocorreu no topo do ranking, com a Espanha a destronar a Argentina, anterior líder e campeã mundial, que caiu para o terceiro lugar.
A seleção espanhola não ocupava a primeira posição desde 2014.
A França também ultrapassou a Argentina, assumindo o segundo posto da classificação.
A Inglaterra mantém-se na quarta posição, imediatamente à frente de Portugal, enquanto o Brasil desceu para o sexto lugar.
Outra alteração de relevo foi a saída da Alemanha do top-10.
A seleção alemã, que era nona na classificação anterior, publicada em 10 de julho, caiu para o 12.º posto. Esta queda permitiu a subida da Croácia para a nona posição e a entrada da Itália para o décimo lugar, que regressa assim ao grupo dos dez primeiros.
O top-10 fica completo com os Países Baixos em sétimo e a Bélgica em oitavo.
No que diz respeito aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Cabo Verde é o mais bem classificado, subindo três lugares para a 70.ª posição.
Seguem-se Angola, treinada pelo português Pedro Gonçalves, no 89.º posto, Moçambique em 97.º, a Guiné-Bissau em 130.º e São Tomé e Príncipe em 195.º.
Omã, seleção orientada por Carlos Queiroz, ocupa o 78.º lugar.
Artigos
25
























Desporto
Ver mais
Napoli 'come' Pisa ao jantar e continua líder isolado em Itália
O campeão em título Napoli isolou-se hoje no comando da Liga italiana de futebol, ao bater em casa o Pisa, por 3-2, para o quarto triunfo em outras tantas jornadas da Serie A.

Matteo Tognozzi assume direção desportiva do Rio Ave
O Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje a contratação do italiano Matteo Tognozzi para o cargo de diretor desportivo.

Leixões vê "com enorme satisfação" a absolvição no processo Jogo Duplo
O presidente da SAD do Leixões manifestou hoje "enorme satisfação e sentimento de justiça" pela decisão do Tribunal da Relação de Lisboa em absolver o emblema de Matosinhos no processo Jogo Duplo, em nota enviada à agência Lusa.

"É difícil jogar em casa de um grande, ainda por cima um campeão"
Técnico Vasco Botelho da Costa fez a análise à derrota (0-3) do Moreirense na casa do Sporting, no encerramento da sexta jornada da I Liga. Declarações feitas à Sport TV no final do jogo.