Diplomacia Recíproca: Portugal e Guiné-Bissau Trocam Apoios para o Conselho de Segurança da ONU



Portugal solicitou oficialmente o apoio da Guiné-Bissau para a sua candidatura a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o biénio 2027-2028.
A informação foi avançada pela embaixadora Rita Laranjinha, enviada especial de Portugal para África, após uma reunião com o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embalo, na qual transmitiu o pedido. A eleição para o cargo está agendada para junho de 2026. O encontro resultou num acordo de apoio mútuo, tendo a diplomata revelado que a Guiné-Bissau, que também é candidata para o mesmo período, contará com o apoio de Portugal.
Rita Laranjinha classificou esta reciprocidade como "normal" entre os países lusófonos em candidaturas a organismos internacionais.
A reunião decorreu num ambiente de grande cordialidade, com a embaixadora a destacar a "enorme amabilidade" do Presidente Sissoco Embalo, que, além de acolher o pedido, partilhou "alguns conselhos" sobre como desenvolver a campanha junto de outros países africanos, reforçando a cooperação estratégica entre os dois Estados.
Artigos
8Política
Ver mais
Na Madeira houve várias tentativas para matar o Pe. João da Cruz. Houve gente que ativou a gramática das bombas, entre 1974 e 1976, para assassinar aquele Padre. João da Cruz Nunes faleceu nesta semana. Natural do Jardim do Mar, no concelho da Calheta, foi ordenado Padre no Funchal (15 de agosto de 1959), licenciou-se em Românicas, em 1966, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Por que razão aquele Padre se tornou uma ameaça nesta terra? Conteúdo Reservado Relatou-nos as suas viagens

O Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) vai continuar em 2026 com o programa SIM - Sistema de Incentivos aos Media Privados, que este ano teve uma execução de 880 mil euros, disse ontem a tutela. "O programa SIM, que é o novo programa de apoio à comunicação social privada, vai prosseguir no próximo ano e, este ano, já tem uma execução de 880 mil euros", disse hoje o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades dos Açores, Paulo Estêvão. O governante, que falava na comissão


Movimento que representa mil médicos quer reunir com ministra para travar cortes nos valores pagos pelo SNS.



