menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Diplomacia Recíproca: Portugal e Guiné-Bissau Trocam Apoios para o Conselho de Segurança da ONU

Portugal solicitou o apoio da Guiné-Bissau para a sua candidatura a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, num encontro diplomático que resultou num acordo de apoio mútuo entre as duas nações lusófonas.
News ImageNews ImageNews Image

Portugal solicitou oficialmente o apoio da Guiné-Bissau para a sua candidatura a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o biénio 2027-2028.

A informação foi avançada pela embaixadora Rita Laranjinha, enviada especial de Portugal para África, após uma reunião com o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embalo, na qual transmitiu o pedido. A eleição para o cargo está agendada para junho de 2026. O encontro resultou num acordo de apoio mútuo, tendo a diplomata revelado que a Guiné-Bissau, que também é candidata para o mesmo período, contará com o apoio de Portugal.

Rita Laranjinha classificou esta reciprocidade como "normal" entre os países lusófonos em candidaturas a organismos internacionais.

A reunião decorreu num ambiente de grande cordialidade, com a embaixadora a destacar a "enorme amabilidade" do Presidente Sissoco Embalo, que, além de acolher o pedido, partilhou "alguns conselhos" sobre como desenvolver a campanha junto de outros países africanos, reforçando a cooperação estratégica entre os dois Estados.

Artigos

8

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa