menulogo
Notícias Agora
user
Close

Portugal tem 12.800 bombeiros e é o 3.º pior da UE a investir em proteção contra fogos

Portugal está entre os países da União Europeia que menos investem na proteção contra incêndios, apesar de contar com 12.800 bombeiros profissionais, segundo dados revelados pelo Eurostat.
News ImageNews ImageNews Image

De acordo com dados do serviço estatístico da União Europeia, o Eurostat, Portugal dispunha de 12.800 bombeiros profissionais em 2024, o que representa 0,25% do emprego total no país. No conjunto da União Europeia (UE), existiam 390.600 bombeiros profissionais no mesmo ano, correspondendo a 0,19% do emprego total comunitário.

Este número reflete um aumento de 28.200 bombeiros em comparação com 2023.

Entre os países com dados disponíveis, a Croácia (0,45%) e a Grécia (0,41%) registaram as maiores proporções de bombeiros, enquanto os Países Baixos (0,07%) e a Dinamarca (0,08%) apresentaram as mais baixas. O Eurostat destaca ainda que a força de trabalho dos bombeiros na UE é visivelmente mais jovem, com cerca de 75% dos profissionais com idades entre os 15 e os 49 anos, em comparação com 64,8% no total do emprego. No que diz respeito ao investimento em serviços de proteção contra incêndios, os dados de 2023 colocam Portugal como o terceiro país da UE que menos verbas aloca a esta área. Com uma despesa de 0,3% do total governamental, Portugal fica ao mesmo nível da Áustria e apenas à frente da Dinamarca (0,1%) e de Malta (0,2%).

Em contraste, a Roménia (0,9%), a Estónia (0,7%) e a Grécia (0,7%) foram os Estados-membros que mais investiram.

Globalmente, os governos da UE gastaram 40,6 mil milhões de euros em serviços de proteção contra incêndios em 2023, um aumento de 8,5% face aos 37,4 mil milhões de 2022.

O Eurostat nota que, apesar do aumento em valores absolutos, a despesa com esta função tem-se mantido consistentemente nos 0,5% da despesa total dos governos desde 2017.

A divulgação destes dados ocorre numa altura em que Portugal continental enfrenta múltiplos incêndios rurais de grande dimensão, principalmente nas regiões Norte e Centro.

Artigos

19
Ver mais▼

Atualidade

Ver mais
News Image

SRITJ está a acompanhar a vítima de violência doméstica em Machico

Ao DIÁRIO, a Secretaria Regional de Inclusão Trabalho e Juventude (SRITJ) esclarece que está, em articulação com o Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM), através da sua equipa de apoio à vítima, "a acompanhar e a garantir as diligências necessárias para assegurar a proteção da vítima e do respetivo agregado familiar." A vítima, na faixa etária dos 30 anos, foi violentamente agredida pelo companheiro em frente a um menor, tendo os vídeos da agressão, captados pelas câmaras de vigilância

Source LogoDiário de Notícias Madeira
News Image

Homem detido por perseguir e controlar companheira

Um homem de 51 anos foi detido na semana passada por violência doméstica contra a companheira no concelho de Abrantes, no distrito de Santarém, informou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR). Em comunicado, a guarda explica que durante a investigação, os militares verificaram que o suspeito “perseguia e controlava a vítima”, sua companheira, de 57 […] The post Homem detido por perseguir e controlar companheira first appeared on Notícias do Sorraia.

Source LogoNotícias do Sorraia
categoryVer categoria completa