
Portugal terá de cessar importações de gás russo até 2027



Portugal é um dos oito Estados-membros da União Europeia que terão de encontrar alternativas às importações de gás russo, na sequência da aprovação do 19.º pacote de sanções pela Comissão Europeia. A chefe da diplomacia da UE, Kaja Kallas, anunciou que um dos principais objetivos é “acelerar a eliminação progressiva do gás natural liquefeito russo até 1 de janeiro de 2027”. A presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, reforçou a medida, afirmando que se proíbem “as importações de GNL russo para os mercados europeus” e que “é altura de fechar a torneira”.
Segundo a porta-voz para a Energia, Anna-Kaisa Itkonen, os países que ainda importam gás russo são Portugal, Bélgica, Países Baixos, França, Espanha, Grécia, Eslováquia e Hungria.
As importações são feitas principalmente através do gasoduto TurkStream e por via marítima, sob a forma de gás natural liquefeito (GNL).
Esta medida surge no contexto da ofensiva militar lançada pela Rússia contra a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022. Além do corte nos rendimentos energéticos de Moscovo, o novo pacote de sanções visa reforçar as ações contra a evasão das medidas restritivas, nomeadamente através de países terceiros e do uso de criptomoedas. Em junho, a Comissão Europeia já tinha solicitado aos Estados-membros a apresentação de planos nacionais, até março de 2026, para a eliminação gradual das importações de combustíveis fósseis russos. Os dados da Comissão Europeia revelam uma diminuição significativa da dependência do gás russo, com as importações a caírem de 45% do total da UE em 2021 para 19% em 2024, prevendo-se uma nova descida para 13% em 2025. No ano passado, a UE ainda importou 52 mil milhões de metros cúbicos de gás russo, além de 13 milhões de toneladas de petróleo bruto e mais de 2.800 toneladas de urânio.
Artigos
12











Mundo
Ver mais
"Não tomem paracetamol". Anúncio "irresponsável" de Trump preocupa
"Não tomem", apelou Trump na Casa Branca, numa comunicação apresentada como "um grande anúncio" sobre autismo, que tem estado a aumentar acentuadamente no país nos últimos anos. Especialistas dizem "discordar veementemente de qualquer sugestão contrária à ciência independente".

UE anuncia grupo de doadores para a Palestina e um “instrumento específico para a reconstrução de Gaza”
"Qualquer futuro Estado palestiniano tem de ser viável, também do ponto de vista económico", justificou a presidente da Comissão Europeia O conteúdo UE anuncia grupo de doadores para a Palestina e um “instrumento específico para a reconstrução de Gaza” aparece primeiro em Visão.

Amnistia Internacional denuncia nova condenação da jornalista Zhang Zhan
A jornalista chinesa Zhang Zhan foi novamente condenada a quatro anos de prisão por "provocar distúrbios", denunciou hoje a Amnistia Internacional, que pediu a sua libertação imediata e alertou para riscos à sua saúde e integridade.

Lula da Silva negocia com TikTok megacentro de dados no Estado de Ceará
O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se com o diretor do TikTok, Shou Zi Chew, para discutir um investimento num centro de dados no Brasil, num encontro marcado por controvérsias políticas, ambientais e tensões sobre regulação digital. A reunião, realizada na missão permanente do Brasil junto às Nações Unidas, foi o primeiro compromisso oficial de Lula em Nova Iorque, onde participa na semana de alto nível da Assembleia Geral da ONU. Segundo as autoridades brasileiras, a pr