menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Portugal em Destaque nas Estatísticas Europeias

Dados europeus recentes colocam Portugal no topo de duas classificações distintas: o país registou a maior subida de preços da habitação na União Europeia e é também onde a comunidade cigana mais se sente discriminada.
News ImageNews ImageNews Image

De acordo com dados do Eurostat para o segundo trimestre de 2025, Portugal apresentou o maior aumento homólogo no preço das casas entre os Estados-membros da União Europeia (UE), com uma subida de 17,2%. Este valor é mais do triplo da média da UE (5,4%) e da zona euro (5,1%).

A seguir a Portugal, os maiores aumentos foram registados na Bulgária (+15,5%) e na Hungria (+15,1%).

Em contraste, a Finlândia foi o único país a registar uma descida nos preços (-1,3%).

Na comparação com o trimestre anterior, Portugal também liderou os aumentos com uma subida de 4,7%, seguido pelo Luxemburgo (+4,5%) e pela Croácia (+4,4%). O gabinete de estatísticas europeu nota que, apesar dos aumentos, houve uma ligeira desaceleração no crescimento dos preços na UE e na zona euro em comparação com o primeiro trimestre do ano.

Paralelamente, um inquérito de 2024 da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA) revela que Portugal é o país europeu onde os cidadãos ciganos mais se sentem discriminados.

Dos 422 inquiridos em Portugal, 63% afirmaram ter sofrido discriminação nos 12 meses anteriores, a percentagem mais elevada entre os 10 Estados-membros e três países candidatos analisados.

Este número representa um aumento em relação a 2021 e um salto de 16 pontos percentuais face a 2016.

Portugal lidera também no assédio motivado pelo ódio, com 48% dos inquiridos a relatarem pelo menos uma ocorrência.

Na procura de emprego, a taxa de discriminação sentida é de 70%, ultrapassada apenas pela Irlanda (84%).

O relatório da FRA sublinha que esta tendência negativa não pode ser atribuída apenas à pandemia de Covid-19 e observa que os ciganos que vivem em comunidades com menor concentração da sua etnia em Portugal reportam menos discriminação.

Artigos

36
Ver mais▼

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa