menulogo
Notícias Agora
user
Economia Sexta-feira, Agosto 8

Suinicultores obrigados a declarar porcos em agosto

Portugal voltou a poder exportar bovinos para a Argélia, reabrindo um mercado que se encontrava encerrado há vários anos devido a questões sanitárias. A retoma foi anunciada pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) após um longo processo negocial.
News ImageNews ImageNews Image

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) anunciou que Portugal pode retomar a exportação de bovinos, tanto para abate como para engorda, para o mercado argelino. Esta possibilidade reabre um canal de exportação que, segundo a DGAV, se encontrava suspenso "há muito tempo" devido a questões sanitárias, cuja natureza específica não é detalhada nos artigos.

A reabertura do mercado foi o resultado de "persistentes diligências" por parte da DGAV, um serviço central da administração direta do Estado com autonomia administrativa. O ponto de viragem no processo ocorreu a 21 de julho, quando as autoridades argelinas aprovaram os novos modelos de certificados sanitários propostos por Portugal. Com esta aprovação, a emissão dos certificados sanitários oficiais necessários para a exportação passa a ser da responsabilidade das Direções de Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais e das Regiões Autónomas (DSAVR/RA).

Numa nota relacionada com o setor pecuário, mas de âmbito local, o município de Penamacor iniciou os trâmites para a criação de um Regulamento Municipal de Concessão de Apoio. Esta medida, aprovada por unanimidade em reunião de câmara a 18 de julho, visa comparticipar as despesas obrigatórias de sanidade animal para produtores de bovinos, ovinos, caprinos e colmeias no concelho. Os pormenores sobre os valores ou o funcionamento deste apoio não foram mencionados.

Artigos

7

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close