Cidadão português foi baleado por agentes de imigração nos Estados Unidos



Um cidadão português, identificado como Tiago Alexandre Sousa Martins, foi baleado na quarta-feira por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) em Glen Burnie, nos arredores de Baltimore, Maryland. O incidente ocorreu durante uma operação de fiscalização de imigração, quando agentes federais abordaram uma carrinha ocupada por dois homens em situação irregular.
De acordo com Tricia McLaughlin, secretária-adjunta do Departamento de Segurança Interna (DHS), foi dada ordem a Martins, que conduzia o veículo, para desligar o motor. As autoridades norte-americanas afirmam que o cidadão português recusou a ordem e tentou fugir, colidindo com várias viaturas do ICE antes de dirigir a carrinha na direção dos agentes.
Em comunicado, o DHS justificou que os agentes, "temendo pela vida e pela segurança pública, dispararam as armas de serviço, em legítima defesa, atingindo o condutor".
O passageiro que seguia na carrinha, identificado como Solomon Antonio Serrano-Esquivel, natural de El Salvador, também ficou ferido na sequência da colisão.
Ambos os homens foram transportados para um hospital em Baltimore, onde se encontram em estado considerado estável e com prognóstico de recuperação.
Segundo o DHS, Tiago Alexandre Sousa Martins residia ilegalmente nos Estados Unidos desde fevereiro de 2009, data em que o seu visto expirou. A Embaixada de Portugal em Washington está a acompanhar o caso de perto.















