
Projetos de energia renovável impulsionam a transição energética em Portugal



A transição para fontes de energia limpa em Portugal manifesta-se em várias frentes, desde o autoconsumo individual a projetos de grande dimensão. Atualmente, perto de 4% dos consumidores em Portugal já produzem uma parte da sua eletricidade. O concelho de Guimarães destaca-se como líder nacional, com uma quota de autoconsumo de 8%, o dobro da média nacional, sendo seguido por outros municípios como Leiria e Gaia que também registam uma forte adesão. No setor empresarial, a Vitacress, empresa de saladas embaladas, anunciou um investimento de cerca de 300 mil euros na instalação de um parque solar fotovoltaico nas suas unidades de produção. Desenvolvido em parceria com a dstsolar, o projeto inclui 1.170 painéis numa área de 3.600 metros quadrados, com uma potência instalada de 0,83 MWp. A produção anual estimada é de 1,31 GWh, o que permitirá à fábrica gerar localmente 31% da sua energia e reduzir as emissões anuais em 227 toneladas de CO₂. Esta iniciativa integra o programa "Second Nature" da Vitacress, que visa atingir emissões líquidas nulas até 2040, tendo a empresa já reduzido as suas emissões em 8,9% desde 2021.
Paralelamente, está em fase de consulta pública um projeto de grande escala em Torres Vedras, promovido pela Sociedade Portuguesa de Energia Eólica, uma subsidiária da EDP Renováveis. Trata-se da construção de uma central híbrida que combinará produção eólica, com 12 aerogeradores, e fotovoltaica, atingindo uma potência total de 135,4 MW. O projeto contempla ainda um sistema de armazenamento de energia em baterias com 15 MW de capacidade. O objetivo é injetar 61,2 MW na rede elétrica nacional, contribuindo para as metas de descarbonização e para a neutralidade carbónica do país até 2050.
O investimento está sujeito a Avaliação de Impacto Ambiental.
Artigos
7






Economia
Ver mais
Proprietários pedem maior celeridade nos tribunais para despejos
O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) afirmou hoje que não dispõe de números sobre ocupações ilegais de imóveis, mas garantiu que o fenómeno é frequente entre os cerca de 10 mil associados pedindo celeridade nos tribunais.

Empresários querem regime especial para microempresas e isenção no OE2026
As confederações empresariais defenderam hoje a criação de um regime especial para microempresas e a isenção de tributação nas primeiras 200 horas de trabalho extraordinário no âmbito do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).

Bruxelas tem a chave para resolver a crise na habitação?
A crise da habitação tornou-se um desafio comum a vários países europeus. Bruxelas já avançou com propostas para aliviar a pressão sobre o setor. Serão estas medidas suficientes? Ouça o novo episódio do Economia dia a dia, podcast diário do Expresso, conduzido por Juliana Simões

Vinhos da Herdade das Aldeias de Juromenha voltam a brilhar no concurso Mundus Vini
Os vinhos da Adega Herdade das Aldeias de Juromenha voltaram a brilhar no prestigiado concurso Mundus Vini, na Alemanha. Dos seis néctares avaliados no certame, quatro foram galardoados com Medalha de Ouro e dois com Medalha de Prata. O conteúdo Vinhos da Herdade das Aldeias de Juromenha voltam a brilhar no concurso Mundus Vini aparece primeiro em Linhas de Elvas/Norte Alentejo.