menulogo
Notícias Agora
user
Desporto Sexta-feira, Agosto 8

Portugueses longe dos primeiros lugares no Europeu de triatlo sprint

O desporto português viveu um fim de semana de emoções distintas, marcado por um recorde nacional e uma medalha no atletismo, enquanto no motociclismo e no triatlo os resultados foram mais discretos. Salomé Afonso e Isaac Nader brilharam na Liga Diamante em Londres, contrastando com as prestações de Miguel Oliveira no MotoGP e da comitiva lusa no Europeu de triatlo.
News ImageNews ImageNews Image

O grande destaque do fim de semana desportivo para Portugal aconteceu no meeting de Londres da Liga Diamante. A atleta olímpica Salomé Afonso bateu o recorde nacional da milha, ao correr a distância em 4.19,51 minutos, superando a anterior marca de 4.22,45 que pertencia a Marta Pen Freitas desde 2018. Apesar de ter terminado na oitava posição, o feito de Afonso foi notável numa prova de ritmo elevado, vencida pela etíope Gudaf Tsegay com a melhor marca mundial do ano. Na mesma competição, Isaac Nader subiu ao pódio nos 1.500 metros, conquistando a medalha de bronze com o tempo de 3.31,55, mesmo tendo sido afetado por uma queda nos metros finais. A vitória na prova masculina coube ao queniano Kipkosgei Koech.

Ainda em Londres, o meeting ficou marcado por outras performances de classe mundial. Julien Alfred, de Santa Lúcia, alcançou a nona melhor marca de sempre nos 200 metros femininos (21,71 segundos), enquanto a neerlandesa Femke Bol manteve a sua invencibilidade nos 400 metros barreiras na Liga Diamante. No regresso à competição após lesão, o campeão olímpico Noah Lyles foi derrotado nos 100 metros pelo jamaicano Oblique Seville.

No motociclismo, Miguel Oliveira terminou a corrida sprint do Grande Prémio da República Checa na 13.ª posição. O piloto português, que partiu do 17.º lugar da grelha, realizou uma corrida de recuperação, mas ficou a mais de sete segundos do vencedor, o espanhol Marc Márquez (Ducati), cujo triunfo foi confirmado após uma investigação à pressão dos pneus. O pódio ficou completo com Pedro Acosta e Enea Bastianini.

Já no campeonato da Europa de triatlo sprint, em Melilla, Espanha, os atletas portugueses ficaram longe dos lugares cimeiros. Matilde Santos foi a melhor representante feminina, ao terminar no 40.º lugar, enquanto na prova masculina o melhor luso foi Gustavo do Canto, na 52.ª posição. Ambos os atletas competem ainda no escalão sub-23. A corrida masculina foi ganha pelo italiano Alessio Crociani.

Artigos

8

Desporto

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close