
Portugueses mais preocupados com xenofobia que com imigração



Uma sondagem promovida pelo Clube de Lisboa e realizada pela Pitagórica a 700 cidadãos concluiu que os portugueses estão mais preocupados com o aumento da xenofobia do que com a imigração. Cerca de um terço dos inquiridos considerou "o aumento da xenofobia e da rejeição dos imigrantes" como uma das três principais ameaças à solidariedade internacional, enquanto a gestão das migrações não surge como uma área prioritária.
Este resultado, segundo os autores do estudo, evidencia uma desconexão entre o sentimento real da população e o espaço que a questão da imigração ocupa no discurso político e mediático.
Fernando Jorge Cardoso, diretor executivo do Clube de Lisboa, e Patrícia Magalhães Ferreira, uma das autoras, sublinham esta diferença, afirmando que os discursos nacionalistas e populistas não correspondem à perceção geral.
Segundo Cardoso, a imigração não é vista como um "bicho-papão".
Esta visão é corroborada pelo Secretário de Estado Emídio Sousa, que, num dos artigos, defende que Portugal precisa dos imigrantes e que a xenofobia resulta de políticas de imigração erradas.
A sondagem revela ainda que as mulheres são mais favoráveis aos direitos humanos, enquanto os jovens demonstram maior ceticismo em relação a desafios globais, como as alterações climáticas. A principal ameaça à solidariedade internacional, apontada por 58% dos inquiridos, são as guerras e os conflitos armados.
A maioria (88%) sente-se afetada pelos desafios globais e 80% reconhece a solidariedade entre povos como uma forma eficaz de os enfrentar.
O apoio à cooperação internacional foi reforçado pela pandemia de covid-19 e, especialmente, pela guerra na Ucrânia.
Apesar disso, há um pessimismo generalizado, com 59% a acreditar que o mundo estará pior daqui a 10 anos.
No que toca a políticas concretas, 85% dos inquiridos concorda com o reforço do investimento em defesa no contexto da União Europeia, embora um terço condicione esse apoio à não afetação das áreas sociais. A esmagadora maioria apoia a transição verde, desde que sejam acautelados os impactos sociais, e considera a redução da pobreza e da fome no mundo como uma prioridade global (89%).
Artigos
6





Atualidade
Ver mais
Criança de oito anos gravemente ferida
Uma criança sofreu ferimentos graves, depois de ser atropelada por um carro, em Anadia, adiantou o jornal Correio da Manhã. Há ainda registo de um homem com ferimentos ligeiros. Continuar para ler artigo. Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp. Publicidade e donativos Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online […] O conteúdo Criança de oito anos gravemente ferida aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Elevador da Glória: "Este tipo de cabine é autorizado por ser histórico, hoje não seria admissível"
O jornalista da CNN Portugal Carlos Enes avançou este domingo com dados exclusivos sobre o acidente com o elevador da Glória, que matou 16 pessoas.

Desigualdade de Acesso Digital na Educação: Por que Cursos Profissionais Ficam para Trás?
AF! A lógica que tem levado à diferença no acesso a manuais digitais, computadores e Internet entre os alunos do ensino regular e os dos cursos profissionais e de ensino e formação (CEF) prende-se essencialmente com os critérios políticos de implementação dos projetos-piloto digitais e com diferentes prioridades na alocação de recursos. No ensino regular […]

Criança de oito anos em estado grave após atropelamento em Anadia
Acidente ocorreu, pelas 19h57, na localidade de Pedralva, freguesia de São Lourenço do Bairro