
Reforma do Estado: Ministro Garante Manutenção de Empregos e Salários



O ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, garantiu perante a Comissão Parlamentar da Reforma do Estado e do Poder Local que o processo de reforma da Administração Pública não implicará "despedimentos" nem "cortes de salários". O governante foi taxativo ao afirmar que "esse não é o nosso conceito de reforma", afastando assim receios sobre o impacto da modernização nos funcionários públicos.
Segundo o ministro, a poupança gerada pela reforma concentrar-se-á na libertação de "recursos do Estado e da sociedade para fazer crescer a economia". As principais fontes de economia identificadas são a redução da cadeia hierárquica dentro das organizações estatais, o que resultará numa "poupança em dirigentes", e a libertação de património do Estado. Um exemplo concreto desta última é a deslocação dos ministérios para o Campos XXI, uma medida que, segundo Gonçalo Matias, irá libertar "dezenas de milhões de euros" em ativos imobiliários.
Durante a sua audição regimental, o ministro anunciou que a "primeira fase da reforma do Estado" já está concluída, reunindo-se as condições para avançar para a etapa seguinte. Gonçalo Matias reiterou o compromisso de que todas as reformas estarão terminadas "até ao final do primeiro semestre" do próximo ano, indicando que já estão a ser desenvolvidos vários planos de "nível dois", como a reformulação do atendimento público nas Lojas do Cidadão.
No âmbito da modernização tecnológica, foi destacada a criação da ARTE - Agência para a Reforma Tecnológica, que sucede à antiga AMA (Agência para a Modernização Administrativa) e possui competências transversais a toda a Administração Pública.
O ministro elogiou ainda a escolha de Manuel Dias para o cargo de CTO (diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação), considerando que este preenche amplamente o perfil procurado por aliar o domínio da tecnologia a um conhecimento aprofundado da máquina do Estado.
Artigos
9








Política
Ver mais
Pedro Folgado afirmou em entrevista ao Fundamental, e citamos o autarca, que “Tiago Pedro seria uma mais valia no executivo liderado por João Nicolau”. Esta afirmação foi proferida durante a última entrevista que o ainda presidente da autarquia de Alenquer concedeu ao Fundamental Canal enquanto detentor do cargo, que doravante será ocupado por João Miguel Nicolau, […] O conteúdo Pedro Folgado em exclusivo: “Tiago Pedro seria uma mais valia no executivo liderado por João Nicolau” aparece primeiro em Jornal Fundamental.

O porta-voz da Associação das Empresas da Zona Industrial de São Caetano, Francisco Bastos, defende que "tem que ser o Estado a tomar decisões estratégicas para o país, não pode ser o consórcio". As empresas da associação pedem "esclarecimento rápido".

O Governo reforça a rede pública com 18 novas Lojas do Cidadão para melhorar o acesso aos serviços públicos. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Governo vai abrir 18 novas Lojas do Cidadão até 2026

A equipa de Joaquim Pereira já retirou o material de campanha do PS na freguesia de Fazendas de Almeirim. “A limpeza de todos os cartazes eleitorais foi realizada de forma rápida e eficiente demonstrando respeito pelo espaço público e compromisso com responsabilidade após o período eleitoral”, explicou Joaquim Pereira ao jornal O ALMEIRINENSE. O conteúdo PS retira material de campanha aparece primeiro em Jornal O Almeirinense.