menulogo
Notícias Agora
user
Close

Contaminação interdita banhos na praia fluvial de Mirandela

A praia fluvial Albino Mendo, no centro de Mirandela, foi desaconselhada a banhos após a deteção de contaminação bacteriológica, uma medida que contrasta com o histórico de qualidade da água "excelente" do local.
News ImageNews ImageNews Image

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu na quarta-feira, 3 de setembro, um aviso a desaconselhar os banhos na Praia Fluvial Albino Mendo, em Mirandela.

A decisão foi tomada devido à deteção de “valores elevados de enterococos intestinais e/ou Escherichia coli (E. coli)” na água.

Na sequência do alerta, o município de Mirandela confirmou que já foram afixados os respetivos avisos no local.

A interdição de banhos manter-se-á em vigor até que novas análises à água confirmem a reposição dos níveis de qualidade.

Em resposta, a autarquia informou que já foi realizada uma contra-análise, cujos resultados são aguardados para "sexta-feira ou na próxima segunda-feira".

O município garantiu ainda que, em articulação com as entidades competentes, se encontra a averiguar as causas da contaminação.

Esta situação surge como um caso isolado num verão em que outras praias portuguesas, como a de Matosinhos, também enfrentaram interdições semelhantes.

A praia fluvial de Mirandela é detentora do galardão de Bandeira Azul, uma distinção atribuída pela qualidade da água, limpeza e gestão ambiental. De acordo com os relatórios do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, a qualidade da água neste local tem sido consistentemente classificada como "excelente" desde 2016.

As análises realizadas desde junho, tanto pela APA como pela própria câmara municipal, tinham apresentado valores dentro dos parâmetros normais.

Artigos

13

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa