
Contaminação interdita banhos na praia fluvial de Mirandela



A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu na quarta-feira, 3 de setembro, um aviso a desaconselhar os banhos na Praia Fluvial Albino Mendo, em Mirandela.
A decisão foi tomada devido à deteção de “valores elevados de enterococos intestinais e/ou Escherichia coli (E. coli)” na água.
Na sequência do alerta, o município de Mirandela confirmou que já foram afixados os respetivos avisos no local.
A interdição de banhos manter-se-á em vigor até que novas análises à água confirmem a reposição dos níveis de qualidade.
Em resposta, a autarquia informou que já foi realizada uma contra-análise, cujos resultados são aguardados para "sexta-feira ou na próxima segunda-feira".
O município garantiu ainda que, em articulação com as entidades competentes, se encontra a averiguar as causas da contaminação.
Esta situação surge como um caso isolado num verão em que outras praias portuguesas, como a de Matosinhos, também enfrentaram interdições semelhantes.
A praia fluvial de Mirandela é detentora do galardão de Bandeira Azul, uma distinção atribuída pela qualidade da água, limpeza e gestão ambiental. De acordo com os relatórios do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, a qualidade da água neste local tem sido consistentemente classificada como "excelente" desde 2016.
As análises realizadas desde junho, tanto pela APA como pela própria câmara municipal, tinham apresentado valores dentro dos parâmetros normais.
Artigos
13












Atualidade
Ver mais
Acidente fatal com Tesla. Cidadão tentou ajudar e portas não abriram
Os puxadores eletrónicos dos carros da Tesla continuam a dar que falar. Chegam notícias de um acidente fatal na Alemanha em que não foi possível abrir as portas para resgatar as vítimas.

Jovens institucionalizados julgados por agressões a monitores em Beja
Quatro jovens terão protagonizado agressões, insultos e vandalismo numa instituição em Castro Verde, Beja, entre entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Atualmente têm entre 18 e 19 anos.

Homem detido por violência doméstica em prisão preventiva no Porto
A Divisão de Investigação Criminal deteve, no dia 18 de setembro, pelas 09h30, um homem de 43 anos, suspeito do crime de violência doméstica, em... O conteúdo Homem detido por violência doméstica em prisão preventiva no Porto aparece primeiro em .

Idoso perde a vida num acidente com uma grua que provocou incêndio
Um homem, de 77 anos, morreu na segunda-feira, 22 de setembro, após um incêndio no camião grua com que trabalhava,...