Falha no Portal das Finanças Força Governo a Adiar Prazo do SAF-T



O prazo para a comunicação dos elementos das faturas de outubro, através do ficheiro SAF-T, foi alargado em dois dias pelo Governo. A decisão, formalizada num despacho assinado na quarta-feira pela secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, estendeu a data-limite de 5 de novembro para sexta-feira, dia 7 de novembro de 2025, permitindo que as empresas cumpram a sua obrigação fiscal sem a aplicação de quaisquer acréscimos ou penalidades.
A justificação para este prolongamento prende-se com problemas técnicos ocorridos no Portal das Finanças. De acordo com o despacho governamental, "registaram-se constrangimentos no funcionamento do Portal das Finanças, nos dias 4 e 5 de novembro, que dificultaram a submissão dos ficheiros SAF-T". Estes problemas ocorreram precisamente nos últimos dois dias do prazo legal, o que motivou a intervenção da Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais.
Os constrangimentos foram também reportados pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).
A bastonária, Paula Franco, tinha já alertado para as dificuldades que os profissionais estavam a sentir na submissão dos ficheiros, referindo que o portal apenas funcionou normalmente no dia 3 de novembro.
O despacho n.º 131/2025-XXV veio, assim, dar resposta a estes alertas, garantindo que a comunicação dos documentos pudesse ser realizada dentro de um novo prazo.
Segundo a legislação em vigor, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de agosto, as empresas são obrigadas a comunicar à Autoridade Tributária os elementos das faturas emitidas, bem como outros documentos relevantes, até ao dia 5 do mês seguinte à sua emissão. A falha no sistema informático das Finanças levou a uma exceção a esta regra para a comunicação referente ao mês de outubro.
Artigos
5Economia
Ver mais
Entre janeiro de 2024 e junho de 2025, um conjunto de bancos financiou diretamente em cerca de dois mil milhões de euros operações de extração de petróleo e gás na Amazónia.

Em período de Black Friday, a DECO PROteste visitou quatro lojas online e analisou os preços de alguns produtos em campanha. Apesar de haver boas oportunidades de compra, as lojas continuam a apresentar produtos com supostos descontos que, há menos de um mês, estavam mais baratos.

Quando apenas 40% das vagas do ensino superior (áreas agronómicas) foram preenchidas na 1ª fase, impõe-se uma reflexão

Nesta luta de David contra Golias, como se chegou a este desfecho? Para aprofundar as causas e consequências, convidámos o advogado António Preto, que representou os municípios contra o Estado.







