
Plano do Governo para vagas no pré-escolar gera críticas



O Governo aprovou uma despesa de 42,5 milhões de euros para celebrar acordos com entidades municipais e privadas com o objetivo de alargar a oferta de vagas no ensino pré-escolar. A medida visava a criação de seis a sete mil novas vagas em 30 municípios onde a carência é mais acentuada, a maioria localizada na Área Metropolitana de Lisboa.
De acordo com os dados partilhados pelo Ministério da Educação, os concelhos com maiores necessidades são Sintra, onde faltam 67 salas, seguido do Seixal, com 27, e Odivelas, com 20.
A iniciativa foi, no entanto, fortemente criticada pelo secretário-geral do Partido Socialista (PS), José Luís Carneiro.
O líder do PS acusou o Governo de "falhar em mais um objetivo político" e de ter "começado a casa pelo telhado" ao não dialogar previamente com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). Carneiro considera que este é "mais um falhanço dos compromissos do Governo", demonstrando uma "incapacidade muito grande por falta de humildade democrática para dialogar primeiro e fazer depois". A proposta do Governo foi, segundo a notícia do jornal Público, travada por vários municípios, com autarquias como as de Sintra e Odivelas a considerarem o plano "inexequível".
A própria ANMP confirmou não ter sido ouvida pelo executivo sobre esta negociação, sublinhando que a ausência de consulta contraria o princípio de bom relacionamento institucional e que o tema é fundamental para todos os municípios, não apenas para os 30 abrangidos pelo plano.
Em resposta às críticas, o gabinete do ministro da Educação, Fernando Alexandre, afirmou que as negociações com os municípios "estão em curso".
O ministério deu como exemplo a situação no Algarve, onde o número de autarquias que aceitaram o acordo subiu de cinco para oito.
Até ao momento, os municípios de Albufeira, Lagoa, Lagos, Portimão, Faro, Tavira, Loulé, Lisboa e Oeiras já aceitaram a proposta do Governo.
Artigos
11










Política
Ver mais
Marcelo encontra-se este domingo com o rei da Jordânia em Nova Iorque
O Presidente da República vai encontrar-se hoje com o rei da Jordânia em Nova Iorque, onde terá cerca de 20 reuniões bilaterais para promover a candidatura de Portugal ao Conselho de Segurança da ONU em 2027-2028.

PCP considera que reconhecimento da Palestina "peca por tardio"
O PCP considerou hoje que o reconhecimento do Estado da Palestina por Portugal é uma "medida que peca por tardia e que há muito se impunha" e pediu que seja feito sem exigências ou condições.

Paulo Raimundo recebido em Alenquer com casa cheia
O salão da Sociedade Recreativa do Camarnal encheu-se este domingo, dia 21 de setembro, para receber em Alenquer Paulo Raimundo, Secretário Geral do Partido Comunista Português. The post Paulo Raimundo recebido em Alenquer com casa cheia first appeared on Voz de Alenquer.

Eleições Autárquicas: o debate de Setúbal
A SIC Notícias tem estado a organizar debates com os candidatos das principais autarquias do país, este domingo é a vez de Setúbal. Fernando José (PS), a independente com apoio do PSD, Maria das Dores Meira, André Martins (CDU), António Cachaço (Chega), Daniela Rodrigues (BE) e Flávio Lança (IL) debatem os desafios e prioridades no concelho. Acompanhe o debate em direto no site da SIC Notícias.