menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

ERSE Confirma Aumento de 1% na Eletricidade para o Mercado Regulado em 2026

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) confirmou que as tarifas de eletricidade para os clientes do mercado regulado em Portugal continental aumentarão, em média, 1% a partir de janeiro de 2026, um valor que, segundo o regulador, é inferior à inflação prevista.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou a decisão final de aumentar as tarifas transitórias de venda a clientes finais em Baixa Tensão Normal (BTN) em 1,0% no mercado regulado de Portugal continental, com efeito a partir de 1 de janeiro de 2026. Esta atualização confirma a proposta que o regulador já havia apresentado em outubro e abrange os 817.000 clientes que, no final de setembro de 2025, permaneciam neste mercado.

Este aumento traduz-se num acréscimo na fatura mensal, já com taxas e impostos, que varia entre 0,18 e 0,37 euros.

Para um casal sem filhos, com uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo anual de 1.900 kWh, a fatura mensal passará a ser de 36,82 euros. Já para um casal com dois filhos, com uma potência de 6,9 kVA e um consumo de 5.000 kWh por ano, o valor mensal da fatura subirá para 95,03 euros. A ERSE nota que, num período de cinco anos (2021-2026), os preços de venda no mercado regulado registaram uma variação média anual de 1,7%. As tarifas de Acesso às Redes, uma componente que afeta tanto o mercado regulado como o liberalizado, também sofrerão alterações. Para as famílias em baixa tensão normal, esta tarifa registará uma subida de 3,5%. Em contrapartida, para os consumidores empresariais, haverá uma descida: -0,8% em alta tensão e -2,9% em muito alta tensão. No que diz respeito aos consumidores com tarifa social, estes beneficiarão de um desconto de 33,8% em 2026. A ERSE recorda que no mercado liberalizado, que contava com cerca de 5,8 milhões de clientes em setembro de 2025, os preços finais dependem da oferta comercial contratada com cada comercializador.

Artigos

8
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones