Escalada de Preços Não Abranda: Cabaz Alimentar Atinge Novos Máximos



O preço do cabaz alimentar essencial monitorizado pela Deco PROteste continua a sua trajetória ascendente, atingindo um dos valores mais elevados desde o início da sua monitorização.
Na última semana de outubro, o custo deste conjunto de 63 bens essenciais aumentou 1,44 euros, fixando-se nos 243,68 euros. Esta subida reflete uma tendência contínua de agravamento do custo de vida para os consumidores. Analisando as variações de preços, entre 22 e 29 de outubro, os produtos que mais encareceram foram o carapau, com uma subida de 11%, os douradinhos de peixe (10%) e o atum em azeite (8%). Numa perspetiva mais alargada, desde o início de 2025, os maiores aumentos percentuais foram registados nos ovos (32%), nos brócolos (28%) e na laranja (25%). A análise de longo prazo, desde janeiro de 2022, revela subidas ainda mais expressivas, com destaque para a carne de novilho para cozer (106%), os ovos (86%) e a laranja (72%).
A acumulação destes aumentos ao longo do tempo é significativa.
Nos primeiros dez meses de 2025, o cabaz já ficou 7,51 euros mais caro, o que representa um aumento de 3,18%. Comparando com o início da monitorização, há quase quatro anos, os mesmos produtos custam agora mais 55,98 euros, uma diferença de 29,82%.
A Deco PROteste realiza esta análise semanalmente, calculando o preço médio dos produtos com base nos valores recolhidos nos principais supermercados com loja online. Em contraste com esta subida nos alimentos, o Governo, na sua proposta de Orçamento do Estado para 2026, prevê um abrandamento da inflação geral. A estimativa aponta para uma taxa de 2,4% em 2025 e de 2,1% em 2026, valores que se seguem a uma taxa de 2,7% em 2024 e se aproximam da meta de 2% definida pelo Banco Central Europeu.
Artigos
6Economia
Ver mais
No dia 13 de novembro, a Batalha recebe o evento de apresentação oficial dos primeiros centros acreditados pelo projeto Peça Verde, promovido pela ANCAV. Em entrevista à Green Savers, Vítor Pereira, presidente da entidade representativa de Centros de Abate de Veículos (CAV) em Portugal, diz que este momento "simboliza a materialização de um projeto que a associação sempre considerou essencial para a credibilização e modernização do setor”.

A recém-nomeada secretária-geral da ONU Turismo destacou, ontem, a importância de gerir o crescimento do turismo mundial através de ferramentas inovadoras e sustentáveis, como a inteligência artificial, que permitem regular os fluxos de visitantes para evitar a massificação. Durante uma conferência de imprensa realizada por ocasião da 26.ª Assembleia Geral desta agência das Nações Unidas, que terminará esta terça-feira em Riade, Shaikha Al Nowais assinalou que o aumento de visitantes em destino

Técnica permite erguer um edifício de cinco andares em menos de seis meses.

Miguel Stilwell desembolsou mais de 117 mil euros em 30 mil títulos da elétrica.







