
Preço do ouro voltou a subir e alcançou novo máximo histórico



O preço do ouro atingiu um novo máximo histórico, chegando aos 3.501,59 dólares (2.993,18 euros) por onça (equivalente a 31,1 gramas).
Este valor supera o recorde anterior de 3.500,1 dólares, estabelecido em meados de abril, e representa um aumento de cerca de um terço no valor do metal precioso desde o início do ano. A prata também registou uma escalada, batendo um recorde de 14 anos. A subida é impulsionada pela procura dos investidores pelo ouro, considerado um ativo de refúgio em tempos de crise. Os investidores estão a evitar o dólar norte-americano face às expectativas de um corte nas taxas de juro por parte da Reserva Federal dos EUA (Fed) na sua próxima reunião, a 16 e 17 de setembro. Perante uma economia norte-americana em dificuldades, o mercado antecipa um corte de 0,25 pontos percentuais, o que enfraquece o dólar e os rendimentos das obrigações.
A instabilidade política nos Estados Unidos contribui igualmente para esta tendência.
As preocupações com a independência da Fed aumentaram após o Presidente Donald Trump ter atacado repetidamente o seu presidente, Jerome Powell, e ter manifestado a intenção de despedir a governadora Lisa Cook.
Adicionalmente, uma recente decisão de um tribunal federal de recurso, que considerou ilegais grande parte das tarifas impostas por Trump, introduziu uma nova dose de incerteza nos mercados, levando as empresas a hesitar nos seus investimentos a curto prazo. Outros fatores que sustentam a valorização do ouro incluem a "persistente inflação" nos Estados Unidos, registada em agosto, e as incertezas geopolíticas decorrentes das guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza.
A guerra tarifária lançada por Trump é também um elemento de instabilidade que favorece a procura por ativos seguros.
Artigos
6





Economia
Ver mais
Volvo dá garantia de 13 anos, mas só em Portugal
A Volvo Car Portugal acaba de lançar uma medida inédita: um novo programa de extensão de garantia para viaturas 100% elétricas (BEV), que permite aos clientes prolongar a proteção da sua viatura e da respetiva bateria, sem limite de quilómetros, até que esta atinja os 13 anos de idade. Esta solução, que é única no setor e […] O conteúdo Volvo dá garantia de 13 anos, mas só em Portugal aparece primeiro em BOM DIA.

Companhia das Lezírias doa 250 toneladas de feno a explorações pecuárias afetadas pelos incêndios
A Companhia das Lezírias, em articulação com o Ministério da Agricultura e Pescas, realizou uma doação de 900 fardos de feno, num total de 250 toneladas. [Leia mais]

Elevador é parte da explicação
A mobilidade social na Alemanha diminuiu significativamente desde a década de 70. O exemplo é alemão, mas podia ser francês ou português.

Reformados recebem ‘extra’ partir desta segunda-feira
Suplemento pode chegar aos 200 euros