Combustíveis em Sentidos Opostos: Gasóleo Aumenta e Gasolina Alivia na Próxima Semana



A partir da próxima segunda-feira, o preço dos combustíveis terá um comportamento misto, com o gasóleo a ficar mais caro e a gasolina mais barata.
De acordo com as previsões de fontes do setor e do Automóvel Club de Portugal (ACP), o preço do gasóleo deverá subir até dois cêntimos por litro, enquanto a gasolina simples 95 deverá descer na mesma proporção. Esta alteração quebra uma sequência de três semanas de descidas para o gasóleo.
Com esta atualização, e a confirmarem-se as previsões, o preço médio do gasóleo simples deverá passar para 1,543 euros por litro, e o da gasolina simples 95 para 1,675 euros por litro. Atualmente, os preços médios, segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia, são de 1,522 euros para o gasóleo e 1,695 euros para a gasolina. Esta variação de preços surge num contexto em que se discute a política fiscal sobre os combustíveis. O Conselho das Finanças Públicas (CFP) estima que a eliminação do desconto em vigor no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) e a atualização da taxa de carbono poderiam gerar uma receita adicional de 1.132 milhões de euros para o Estado em 2026. No entanto, o Governo não previu a reversão total destas medidas no Orçamento do Estado, com o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a sinalizar que o processo será gradual, aproveitando momentos de redução dos preços para não onerar os consumidores.
No panorama internacional, a cotação do petróleo Brent registou uma subida acentuada.
O preço do barril para entrega em dezembro fechou em alta de 5,43%, atingindo os 65,99 dólares.
Esta subida foi influenciada pelo anúncio de sanções dos EUA contra as petrolíferas russas Rosneft e Lukoil, o que aumentou o receio de uma redução na oferta global de petróleo e elevou o prémio de risco geopolítico sobre o crude.
Artigos
14Economia
Ver mais
O consórcio Mozambique LNG comunicou oficialmente à Presidência da República de Moçambique o levantamento da cláusula de “força maior” que, desde 2021, impedia o avanço do megaprojeto de Gás Natural Liquefeito (GNL) na província de Cabo Delgado, anunciou hoje à Lusa uma fonte oficial da TotalEnergies. Trata-se de um investimento avaliado em 20 mil milhões […] O conteúdo TotalEnergies autoriza retoma de megaprojeto de gás em Cabo Delgado após quatro anos de suspensão aparece primeiro em oRegiões.

Os almoços de negócios voltaram a ganhar popularidade entre os líderes empresariais para fortalecer relações profissionais e expandir redes de contacto, adianta o novo estudo da International Workplace Group.

O novo estudo da Michael Page sobre as tendências de emprego para 2026 revela que a procura por talento qualificado continua a superar a oferta, num mercado marcado pela transformação digital, pela inteligência artificial e pela valorização do bem-estar e da flexibilidade.

O grupo Trofa Saúde inaugura esta segunda-feira uma nova unidade hospitalar em Guilhufe e Urrô, Penafiel, num investimento superior a 50 milhões de euros. O hospital contará com serviço de urgência permanente e mais de 40 especialidades médicas, criando 120 postos de trabalho diretos e cerca de 300 indiretos. A nova unidade, a 24.ª do […]






